O tempo passa tão celeremente que, quase sem darmos por isso, estamos a cerca de quinze dias da próxima corrida de toiros na Monumental “Celestino Graça”, a qual sinaliza o 61.º aniversário sobre a data de inauguração deste importante tauródromo, para além de comemorar o 110.º aniversário do prestigiado Grupo de Forcados Amadores de Santarém.

No dia 7 de Junho, às 17 horas terá início esta importante corrida cujo cartel integra alguns dos mais valorosos cavaleiros da actual geração, os quais tão boa conta têm dado de si, deixando mais tranquilos os aficionados ao toureio equestre quanto ao futuro da corrida à portuguesa. Em praça estarão os cavaleiros Miguel Moura, João Salgueiro da Costa, Luís Rouxinol Jr., Joaquim Brito Paes, António Telles (Filho) e Tristão Telles Queiroz, e o Grupo de Forcados Amadores de Santarém, capitaneado por Francisco Graciosa, que enfrentarão toiros da centenária ganadaria Palha.

No dia 10 de Junho, Dia de Portugal, a Monumental “Celestino Graça” abrirá as suas portas para acolher uma corrida mista cujas expectativas são muito elevadas. Nas lides a cavalo irão enfrentar-se em mano-a-mano os primos João Ribeiro Telles e Francisco Palha, que enfrentarão toiros de Murteira Grave, os quais serão pegados pelos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Vila Franca, enquanto a pé se apresenta o matador José Maria Manzanares, uma das mais importantes figuras do toureio mundial, que lidará dois toiros de Álvaro Nuñez. 

Nesta corrida será evocado o 525.º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, entidade proprietária do tauródromo escalabitano, para cuja edificação muito contribuiu Celestino Graça, sobre cuja morte passam também este ano cinquenta anos.

Enfim, tudo a postos para mais uma grande jornada de afirmação da tauromaquia na nossa cidade e na região ribatejana.

Ludgero Mendes

Leia também...

João Vieira conquista 10.º título nacional nos 20 km marcha

Os atletas João Vieira e Ana Cabecinha sagraram-se hoje, pela 10.ª vez em ambos os casos, campeões nacionais dos 20 km de marcha atlética,…

Santarém conseguiu reduzir dívida em 61,9% entre 2014 e 2022 – Tribunal de Contas

O município de Santarém, que estava entre os mais desequilibrados e endividados do país, conseguiu reduzir a dívida total em 61,9% entre 2014 e…

VÍDEO | Miguel Castanho: O rosto da ciência ‘made in’ Portugal

Miguel Botas Castanho há muito que se dedica a procurar respostas através da ciência. Um talento académico que se doutorou aos 25 e professor…

Chamusca recebe Círculo de Comédia até Maio

O Município da Chamusca vai receber o projecto Círculo de Comédia até ao mês de Maio. Uma iniciativa que promete trazer muita diversão ao…