A Câmara de Santarém perspectiva manter montado o hospital de retaguarda criado na EB2,3 Alexandre Herculano até ao final de Junho, tendo em conta que o número de casos da covid-19 ainda não estagnou.

Ricardo Gonçalves, presidente do município de Santarém, aguarda pelas medidas que serão aprovadas no Conselho de Ministros de sexta-feira, mas referiu à Lusa que, tendo em conta que estão ainda a decorrer as vistorias a lares ilegais, não está em perspectiva a desmontagem do hospital de retaguarda nem da tenda instalada junto ao Hospital de Santarém.

“Imagine-se que há um pico e o hospital de campanha é necessário. Não vamos desmontar”, declarou.

A Câmara de Santarém criou, no início de Abril, um hospital de retaguarda com 50 camas, para onde poderão ser transferidos doentes de cuidados continuados do Hospital Distrital de Santarém (HDS), libertando camas nesta unidade.

Este hospital de retaguarda, criado com o objectivo de aumentar a capacidade de resposta do HDS para tratamento de doentes com a covid-19, foi instalado no pavilhão desportivo da escola EB 2,3 Alexandre Herculano, dada a proximidade e as condições que oferece, nomeadamente a existência de cozinha e refeitório e a possibilidade de isolamento de eventuais casos suspeitos que surjam.

Também no início de Abril foi instalada uma tenda de campanha adquirida pelo município junto ao HDS.

Ricardo Gonçalves afirmou que este foi praticamente o único investimento monetário feito pelo município, a que se juntaram algumas camas e um contrato para fornecimento e lavagem de roupa, num total de cerca de 25.000 euros.

O equipamento, sobretudo camas, foi cedido pelo HDS, por várias instituições particulares de solidariedade social e pelo Exército.

No âmbito da resposta à população idosa, o concelho dispõe ainda das instalações cedidas pela Estação Zootécnica Nacional, no Vale de Santarém, inseridas no plano preparado pelo Centro Distrital de Santarém do Instituto da Segurança Social para eventual acolhimento de idosos não infectados com a covid-19 que seja necessário retirar de lares que registem casos.

Ricardo Gonçalves salientou o caso do lar ilegal de onde foram retirados na terça-feira 19 idosos que testaram positivo, depois de dois utentes assistidos no Hospital de Santarém terem realizado testes que revelaram estar infectados, embora todos assintomáticos.

“Tem sido uma surpresa muito grande” o número de lares ilegais detectados, disse, referindo a identificação de 42 estruturas destas no concelho, praticamente o dobro da estimativa fornecida pela Segurança Social e pela autoridade de Saúde.

Leia também...

Um morto em colisão entre ambulância e automóvel em Vila Nova da Barquinha

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida numa colisão ocorrida hoje de manhã na A13, em Vila Nova da Barquinha, que obrigou ao corte…

Chamusca com orçamento de 12,6 milhões de euros em 2020

A Câmara da Chamusca aprovou o orçamento para 2020 no valor de 12,6 milhões de euros, superior em cerca de 650.000 euros ao deste…

Santarém recebe investigadores do projecto ‘Resiliência nos Territórios’

  Uma Comitiva Internacional constituída por 25 investigadores/as, provenientes do Canadá, China, Japão, Bangladesh, Índia, Paquistão, Irão, Brasil, México, Itália, Estados Unidos da América…

Empresa de Torres Novas está a produzir 75 mil garrafas de álcool por dia

A empresa Manuel Vieira & Ca, com sede em Torres Novas, uma das empresas líder do mercado de embalamento de álcool em Portugal, está…