A Câmara de Santarém perspectiva manter montado o hospital de retaguarda criado na EB2,3 Alexandre Herculano até ao final de Junho, tendo em conta que o número de casos da covid-19 ainda não estagnou.

Ricardo Gonçalves, presidente do município de Santarém, aguarda pelas medidas que serão aprovadas no Conselho de Ministros de sexta-feira, mas referiu à Lusa que, tendo em conta que estão ainda a decorrer as vistorias a lares ilegais, não está em perspectiva a desmontagem do hospital de retaguarda nem da tenda instalada junto ao Hospital de Santarém.

“Imagine-se que há um pico e o hospital de campanha é necessário. Não vamos desmontar”, declarou.

A Câmara de Santarém criou, no início de Abril, um hospital de retaguarda com 50 camas, para onde poderão ser transferidos doentes de cuidados continuados do Hospital Distrital de Santarém (HDS), libertando camas nesta unidade.

Este hospital de retaguarda, criado com o objectivo de aumentar a capacidade de resposta do HDS para tratamento de doentes com a covid-19, foi instalado no pavilhão desportivo da escola EB 2,3 Alexandre Herculano, dada a proximidade e as condições que oferece, nomeadamente a existência de cozinha e refeitório e a possibilidade de isolamento de eventuais casos suspeitos que surjam.

Também no início de Abril foi instalada uma tenda de campanha adquirida pelo município junto ao HDS.

Ricardo Gonçalves afirmou que este foi praticamente o único investimento monetário feito pelo município, a que se juntaram algumas camas e um contrato para fornecimento e lavagem de roupa, num total de cerca de 25.000 euros.

O equipamento, sobretudo camas, foi cedido pelo HDS, por várias instituições particulares de solidariedade social e pelo Exército.

No âmbito da resposta à população idosa, o concelho dispõe ainda das instalações cedidas pela Estação Zootécnica Nacional, no Vale de Santarém, inseridas no plano preparado pelo Centro Distrital de Santarém do Instituto da Segurança Social para eventual acolhimento de idosos não infectados com a covid-19 que seja necessário retirar de lares que registem casos.

Ricardo Gonçalves salientou o caso do lar ilegal de onde foram retirados na terça-feira 19 idosos que testaram positivo, depois de dois utentes assistidos no Hospital de Santarém terem realizado testes que revelaram estar infectados, embora todos assintomáticos.

“Tem sido uma surpresa muito grande” o número de lares ilegais detectados, disse, referindo a identificação de 42 estruturas destas no concelho, praticamente o dobro da estimativa fornecida pela Segurança Social e pela autoridade de Saúde.

Leia também...

Centros de Saúde suspendem consultas a grupos de risco e medicamentos só por e-mail

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria decidiu suspender nos próximos 15 dias as consultas dos grupos de risco e vulneráveis, com…

50 dos 75 utentes do Lar dos Ferroviários infectados com covid-19

Cinquenta dos 75 utentes do Lar dos Ferroviários, no Entroncamento, testaram positivo à covid-19, havendo ainda 18 funcionários infectados, num agravamento de um surto…

“Dança na Rua” no arranque da celebração do centenário de Bernardo Santareno

As comemorações do centenário de Bernardo Santareno, em Santarém, arrancam este sábado com “Dança na Rua”, pela Útero Associação Cultural, com atuações de manhã…

Prisão preventiva para homem de 50 anos por violência doméstica

Um homem, de 50 anos de idade, foi detido pelo crime de violência doméstica, no passado dia 26 de Abril, em Marinhais, concelho de…