A primeira associação de limpeza urbana em Portugal reúne 12 municípios e quer criar parcerias para cidades mais inteligentes e sustentáveis, reforçando a mobilização social para comportamentos mais responsáveis.

Denominada Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis, a associação agrega, para já, os municípios e empresas municipais de Águeda, Braga, Cascais, Estarreja, Funchal (ilha da Madeira), Lagoa e Madalena (ambas do arquipélago dos Açores), Mafra, Portimão, Loulé, Santarém e Viana do Castelo, mas não pretende ficar por aqui.

“A ideia de criar a associação tem como objectivo principal o de juntar todos os stakeholders (parceiros em inglês) da limpeza urbana, no sentido de facilitar e acelerar a mudança necessária nos serviços e no comportamento dos cidadãos”, refere o presidente da direcção da associação, Luís Almeida Capão, citado num comunicado.

Depois de ter ganho uma “representatividade nacional”, o responsável pretende que a associação “aumente rapidamente o número dos associados, não só com municípios, empresas municipais e juntas de freguesia, mas também empresas privadas de serviços e produtos, que terão um papel fundamental dentro da associação com a criação, por exemplo, do Conselho Consultivo”.

Agregada a este projecto está a vontade de “lançar em breve um estudo sobre a limpeza urbana no país”, tendo Luís Almeida Capão argumentado que, em nome da eficácia, têm de apurar o estado da situação para depois “implementar novos modelos de gestão, tecnologia ou o que for necessário”.

Imprimir uma “nova dinâmica na abordagem aos cidadãos” é também um dos “objectivos da nova entidade no sentido de se apelar a comportamentos que reduzam a produção de resíduos, como evitar as embalagens descartáveis, apostar na reutilização dos materiais e promover a reparação”, lê-se no documento da associação sediada em Cascais.

Advogando o desenvolvimento da associação num “sistema de Living Lab (laboratório vivo de pesquisa, em inglês), em que soluções, inovações ou campanhas de sensibilização, possam ser desenhadas e aplicadas ou replicadas entre associados”, a nova instituição quer, deste modo, “fortalecer o papel vital que os serviços de limpeza urbana desempenham na definição de políticas públicas, garantindo a qualidade de vida das pessoa e ambiental do capital natural e o desenvolvimento económico local”.

Leia também...

Município de Torres Novas recolhe mais de 100 kg de pilhas usadas

No âmbito da campanha de recolha de pilhas, “Todos pelo IPO”, a…

PSD quer explicações do Governo devido à redução do caudal do Tejo em Santarém

O PSD está preocupado com reduções de caudais do Tejo verificadas na…

Na região, só Sardoal se candidatou ao financiamento para limpeza da floresta

Apenas três municípios, designadamente Sardoal, Baião e Viana do Castelo, apresentaram, até…

BE questiona Governo sobre descargas na albufeira dos Patudos em Alpiarça

O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre descargas de água da…