A Câmara de Santarém está a avaliar a criação de uma polícia municipal, face ao aumento da população e à carência de efectivos da PSP no concelho, afirmou o presidente da autarquia, João Leite.

“Estamos a avaliar a viabilidade da criação de uma polícia municipal. É um tema que resulta directamente do crescimento populacional que temos registado no concelho”, disse.

Segundo João Leite, o aumento de residentes é “positivo e feliz”, mas exige que o município reflita sobre a necessidade de reforçar os meios de segurança existentes.

Nesse sentido, a autarquia iniciou um estudo sobre as capitais de distrito que já implementaram este modelo.

O presidente da câmara explicou que a Polícia de Segurança Pública (PSP) enfrenta actualmente uma carência de recursos humanos no concelho, o que levou já à intervenção da autarquia junto do Governo.

“Tenho pressionado o Governo actual e pressionarei o próximo para que esta situação seja corrigida. Ainda assim, é fundamental que o município também se prepare para dar uma resposta própria”, disse.

A nova força policial local, acrescentou, teria funções complementares às da PSP, contribuindo para “reforçar o sentimento de segurança da população”.

O objectivo, disse, é que também a administração local possa dar um contributo directo na área da segurança.

Sobre a localização de uma eventual esquadra municipal, o autarca apontou para a área onde actualmente operam os bombeiros sapadores, admitindo a criação de um polo alargado de protecção civil, com uma possível expansão para edifícios adjacentes.

“É um plano ainda numa fase muito inicial, mas queremos fazer este trabalho com tempo e cautela”, acrescentou.

Embora os dados do primeiro trimestre deste ano apontem para uma diminuição da criminalidade em comparação com o mesmo período do ano anterior, a percepção de segurança continua a ser, de acordo com João Leite, uma prioridade.

“A existência de homens e mulheres que transmitam esse sentimento de segurança à população é algo positivo, não só para quem cá vive, mas também para quem nos visita”, concluiu.

Leia também...

Aniversário do Centro de Investigação Professor Doutor Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão

O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS), criado na base de excelência para uma orientação de toda a praxis científica, de…

Câmara de Almeirim cria serviço de apoio para quem não tem suporte familiar

A Câmara de Almeirim criou um serviço de apoio para incentivar os munícipes a não saírem de casa no período de confinamento, levando bens…

Ex-autarcas não se lembram de acordo com Misericórdia para arrendar monumental de Santarém

O ex-presidente da Câmara de Santarém Francisco Moita Flores reafirmou hoje em tribunal que não se recorda de ter celebrado um acordo formal com…

Símbolos da JMJ em Celebração Diocesana em Santarém

A Diocese de Santarém vai celebrar eucaristia com a presença dos símbolos da JMJ no próximo domingo, dia 25 de Junho, no largo do…