A Câmara de Santarém está a avaliar a criação de uma polícia municipal, face ao aumento da população e à carência de efectivos da PSP no concelho, afirmou o presidente da autarquia, João Leite.

“Estamos a avaliar a viabilidade da criação de uma polícia municipal. É um tema que resulta directamente do crescimento populacional que temos registado no concelho”, disse.

Segundo João Leite, o aumento de residentes é “positivo e feliz”, mas exige que o município reflita sobre a necessidade de reforçar os meios de segurança existentes.

Nesse sentido, a autarquia iniciou um estudo sobre as capitais de distrito que já implementaram este modelo.

O presidente da câmara explicou que a Polícia de Segurança Pública (PSP) enfrenta actualmente uma carência de recursos humanos no concelho, o que levou já à intervenção da autarquia junto do Governo.

“Tenho pressionado o Governo actual e pressionarei o próximo para que esta situação seja corrigida. Ainda assim, é fundamental que o município também se prepare para dar uma resposta própria”, disse.

A nova força policial local, acrescentou, teria funções complementares às da PSP, contribuindo para “reforçar o sentimento de segurança da população”.

O objectivo, disse, é que também a administração local possa dar um contributo directo na área da segurança.

Sobre a localização de uma eventual esquadra municipal, o autarca apontou para a área onde actualmente operam os bombeiros sapadores, admitindo a criação de um polo alargado de protecção civil, com uma possível expansão para edifícios adjacentes.

“É um plano ainda numa fase muito inicial, mas queremos fazer este trabalho com tempo e cautela”, acrescentou.

Embora os dados do primeiro trimestre deste ano apontem para uma diminuição da criminalidade em comparação com o mesmo período do ano anterior, a percepção de segurança continua a ser, de acordo com João Leite, uma prioridade.

“A existência de homens e mulheres que transmitam esse sentimento de segurança à população é algo positivo, não só para quem cá vive, mas também para quem nos visita”, concluiu.

Leia também...

Câmara de Leiria promove férias para alunos

O Município de Leiria vai promover o “Brisas de Verão”, um programa…

Permitido circular entre concelhos mas há recolher obrigatório nos locais de maior risco

A proibição de circulação entre concelhos em todo o território continental terminou…
Foto de arquivo

Incêndio na maternidade do Hospital de Abrantes sem feridos

Um incêndio deflagrou ao início da tarde de hoje no piso da…

Fábrica da Tupperware fecha e deixa 200 trabalhadores no desemprego

A fábrica da Tupperware instalada em Montalvo, Constância, vai encerrar a atividade…