Há alguns anos que a Câmara Municipal de Santarém promove o projecto “O Melhor Refeitório”, inserido no Caderno de Oferta de Recursos Educativos do Município, que tem como principal intuito sensibilizar os alunos para temáticas como a importância de uma alimentação nutricionalmente variada e completa, tendo por base os conceitos de uma dieta equilibrada.

No presente ano lectivo, o enfoque do desenvolvimento do projecto tem sido a abordagem da temática “Desperdício Alimentar”, no sentido deste ser mitigado e de se alertar a comunidade educativa para a necessidade de serem tomadas medidas de combate ao mesmo. 

Neste âmbito, o Município tem estado presente nos refeitórios dos estabelecimento de ensino do Pré-Escolar e do 1º Ciclo, promovendo, não só, uma intervenção directa com as crianças e alunos, como ministrando iniciativas de formação aos Assistentes Operacionais que dão apoio ao refeitório.

Inês Barroso, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, e Vânia Horta, chefe de divisão de Educação e Juventude, visitaram no dia 15 de Março, o Centro Escolar Salgueiro Maia, acompanhando os alunos no almoço, num contexto de partilha de espaço e experiências, assistindo à formação relativa ao tema “Gestão de Comportamentos no refeitório Escolar”, visando a promoção de boas práticas e comportamentos adequados no refeitório.

O desenvolvimento do projecto tem merecido um expressivo acolhimento dos Agrupamentos de Escolas, e de forma particular dos Assistentes Operacionais, registando-se já dados de que o desperdício alimentar tem reduzido significativamente nos refeitórios escolares do concelho.

Leia também...

Nova creche de Almeirim pronta em Agosto

A obra da nova creche pública de Almeirim deverá ficar pronta em Agosto. A garantia foi dada na passada quinta-feira, 21 de Julho, pelo…

Calendário para reabertura das aulas presenciais nos 11.º e 12.º anos anunciado dia 30

O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo espera anunciar no próximo dia 30 a data para o regresso às aulas presenciais nos 11.º e…

Comunidade cigana em Abrantes com 33,3% de estudantes após medidas contra absentismo

 O concelho de Abrantes conta atualmente com uma comunidade cigana de 210 pessoas, das quais 33,3% são estudantes, uma percentagem que tem aumentado nos…

Santarém recebe Encontro Anual “A Educação para o Desenvolvimento nas ESSE”

O Auditório da Escola Superior de Educação de Santarém – ESES recebeu ontem, dia 30 de Outubro, o Encontro Anual da – Associação de…