Há alguns anos que a Câmara Municipal de Santarém promove o projecto “O Melhor Refeitório”, inserido no Caderno de Oferta de Recursos Educativos do Município, que tem como principal intuito sensibilizar os alunos para temáticas como a importância de uma alimentação nutricionalmente variada e completa, tendo por base os conceitos de uma dieta equilibrada.

No presente ano lectivo, o enfoque do desenvolvimento do projecto tem sido a abordagem da temática “Desperdício Alimentar”, no sentido deste ser mitigado e de se alertar a comunidade educativa para a necessidade de serem tomadas medidas de combate ao mesmo. 

Neste âmbito, o Município tem estado presente nos refeitórios dos estabelecimento de ensino do Pré-Escolar e do 1º Ciclo, promovendo, não só, uma intervenção directa com as crianças e alunos, como ministrando iniciativas de formação aos Assistentes Operacionais que dão apoio ao refeitório.

Inês Barroso, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, e Vânia Horta, chefe de divisão de Educação e Juventude, visitaram no dia 15 de Março, o Centro Escolar Salgueiro Maia, acompanhando os alunos no almoço, num contexto de partilha de espaço e experiências, assistindo à formação relativa ao tema “Gestão de Comportamentos no refeitório Escolar”, visando a promoção de boas práticas e comportamentos adequados no refeitório.

O desenvolvimento do projecto tem merecido um expressivo acolhimento dos Agrupamentos de Escolas, e de forma particular dos Assistentes Operacionais, registando-se já dados de que o desperdício alimentar tem reduzido significativamente nos refeitórios escolares do concelho.

Leia também...

Benavente adquire 350 computadores para alunos do concelho

A Câmara Municipal de Benavente adquiriu 350 computadores para distribuir pelos alunos do escalão de acção social A e B do concelho. A distribuição…

Escola Superior de Saúde de Santarém vai receber medalha de ouro da cidade

No cinquentenário aniversário da instituição foi anunciado pela Câmara Municipal de Santarém que a escola vai receber a medalha de ouro da cidade, no…

Rio Maior investe 2 ME em residência para estudantes

O município de Rio Maior vai investir 2,1 milhões de euros na transformação de dois edifícios do centro histórico em residência para 62 estudantes,…

Praxes virtuais foram moda este ano lectivo

Este ano lectivo, por força da pandemia, as praxes académicas dos novos alunos das Universidades e Politécnicos foi suspensa. Por cá, não houve excepções…