As duas provas, que ligam as cidades de Santarém e Almeirim, inserem-se na programação oficial da Federação Portuguesa de Ciclismo e pretendem desenvolver o ciclismo jovem em Portugal.
Depois da Volta a Portugal em Bicicleta, a cidade de Santarém volta a abrir as suas portas ao ciclismo, para as primeiras etapas da 17ª Volta a Portugal de Cadetes Masculinos e a 4ª Volta a Portugal Feminina Sub-19, que terminam na cidade de Almeirim.
As provas vão decorrer no próximo dia 22 de Agosto, na Casa do Campino, às 10h00 e 15h00, respetivamente e prometem reunir “centenas de jovens atletas, acompanhados pelas suas equipas técnicas, familiares e amigos, sem esquecer os aficionados pelo ciclismo que correm Portugal de Norte a Sul”, de acordo com a nota de imprensa da Câmara Municipal de Santarém.
Os dois eventos pertencem à programação oficial da Federação Portuguesa de Ciclismo e contam com o apoio do Politécnico de Santarém que, à semelhança de edições anteriores, oferece “acomodação e apoio necessário ao conforto dos corredores e das equipas técnicas”, lê-se.
A edição de 2025 volta a contar com duas corridas e envolvem a participação de cerca de 200 atletas, “importantes para o desenvolvimento do ciclismo jovem em Portugal”, sublinha a autarquia.