No ano em que celebra 20 anos de existência, a Autoridade da Concorrência (AdC) lançou um programa de divulgação dos benefícios da concorrência e dos riscos do incumprimento destinada a aproximar a actividade da AdC dos cidadãos portugueses e, em particular, dos empresários dos Distritos e Regiões Autónomas.
Intitulado 20 anos 20 cidades, o programa, que teve ontem o seu arranque em Santarém, no Salão Nobre da Casa do Campino, vai levar sessões de esclarecimento a todas as capitais de distrito e às duas Regiões Autónomas, ao ritmo de uma sessão mensal, ao longo de quase dois anos.
“Queremos fazer pedagogia de concorrência e queremos ouvir o que os principais interessados têm para nos dizer”, afirmou o Presidente da AdC, Nuno Cunha Rodrigues, a propósito da iniciativa que se iniciou, precisamente, na cidade que acolhe o Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS) desde a sua criação.
Consumidores, contribuintes, trabalhadores, empresários, contratantes públicos, todos são beneficiários de um ambiente de concorrência, onde a multiplicidade de escolha é assegurada e as empresas concorrem com base no mérito, mas necessitam de saber como se traduzem esses benefícios e como podem ajudar a AdC a aplicar e defender o Direito da Concorrência.
“Assiste-se a uma forte dinâmica empresarial em todas as regiões do país e a uma deslocação dos negócios, em especial start ups, para zonas geográficas mais afastadas da capital. Queremos chegar a esse público”, referiu Nuno Cunha Rodrigues, para quem a aproximação da AdC aos beneficiários da concorrência “é produtiva para ambas as partes”.
A AdC conta com o apoio dos 20 municípios e, através destes, das associações empresariais regionais e distritais e de todos os interessados no bem público que é a concorrência.