O Convento de S. Francisco a segunda “Cimeira do Futuro Associativismo e Juventude”, no próximo dia 14 de Maio, em Santarém. O evento tem como tema central a “Agenda Jovem para a Saúde e Bem-Estar”, a par das Políticas Locais de Juventude.

Em comunicado, a Câmara de Santarém, que apoia a iniciativa com 1200 euros, refere que o objectivo é “reunir jovens dirigentes associativos, técnicos municipais e decisores políticos de todos os municípios da região de Lisboa e Vale do Tejo, de modo a criar as condições que permitam avaliar e identificar as necessidades dos jovens, com base numa agenda para a inovação”.

“As Cimeiras permitem auscultar os jovens, desafiando-os a contribuir com novas ideias e sugestões para que em conjunto com técnicos de Juventude e autarcas, possam ser definidas políticas locais e nacionais de Juventude para a nova década”, destaca a mesma nota.

A iniciativa realiza-se numa parceria entre a Câmara de Santarém e a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém (FAJUDIS).

PUBLICIDADE

A FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis lançou, em 2020, o projecto “INOVE+”, um plano orientador a longo prazo que consiste num investimento significativo para o desenvolvimento da participação juvenil e associativa de jovens em Portugal. A Estratégia da FNAJ 20/30 tem como base o compromisso do movimento associativo juvenil, assente em 5 domínios estruturais: Transição Digital, Coesão Social, Economia Verde, Cooperação Transfronteiriça e Saúde Pública, para além da Inovação Jovem, um tema transversal aos restantes, em linha com a “Estratégia da União Europeia para a Juventude 2019-2027” e fundamentada no “Plano Nacional de Políticas Locais de Juventude” da FNAJ.

PUBLICIDADE
Leia também...

Câmara de Santarém paga transporte escolar para todos os alunos do concelho

A Câmara Municipal de Santarém vai pagar, no próximo ano lectivo, a…

VÍDEO | Escola D. João II, em Santarém, recebe Sala do Futuro

Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II,…

Alunos, professores, funcionários e pais do AE Ginestal Machado unidos pela dança (c/vídeo)

Manuela Candeias e Sara Gabriel, docentes do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal…

Alunos e professores estreiam novas instalações da Escola do Sardoal

Os alunos e professores da Escola Básica e Secundária Drª Maria Judite…