O Auditório da Escola Superior de Educação de Santarém – ESES recebeu ontem, dia 30 de Outubro, o Encontro Anual da – Associação de Reflexão e intervenção educativa na política das ESE – ARIPESE, sob a temática “A Educação para o desenvolvimento nas ESSE”, que contou com a participação de João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara de Santarém, de Sónia Seixas, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, de George Camacho, Diretor da ESES e de Carlos Teixeira, Presidente da ARIPESE.

João Teixeira Leite enalteceu “a organização desta iniciativa, pela capacidade de organização da associação com a mobilização de cerca de catorze entidades do ensino superior que integram a ARIPESE e pela escolha do tema. Para mim e para o Município de Santarém, a área da Educação é importantíssima e estratégica. Só o crescimento da Educação pode mudar o nosso País”.

Este Encontro contou ainda com a participação de Noelia Santamaría-Cardaba, da Faculdade de Educação de Segóvia/Univerisdade de Valladolid, Espanha, de Carlos Serra, da Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, a par da participação de outros especialistas, de Maria João Neves, da Direção Geral de Educação, de Sara Caetano, do Alto Comissariado para as Migrações.

As ESE – escolas superiores de Educação são chamadas a recriarem-se como espaços de aprofundamento conceptual, de investigação e de inovação pedagógica, no âmbito da educação para o desenvolvimento e para a cidadania global.

Num momento histórico em o mundo se vê confrontado com grandes transformações e perturbações, ao nível da paz, as instituições de formação, dos ensinos básico, secundário e superior têm um papel preponderante para o desenvolvimento social das próprias comunidades. A Escola tem necessidade de se metamorfosear, e é fundamental nos modos de construir e viver novas formas da escola, valorizando sempre um humanismo universalista.

Este Encontro pretende constituir-se como uma oportunidade para conjuntamente pensarmos o quadro estratégico da ação das escolas superiores de Educação no desenvolvimento e efetiva implementação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.

A organização e os intervenientes deste Encontro movem-se apelo à participação de múltiplos públicos, na promoção de pensamento crítico e eticamente comprometido, bem como a desconstrução de estereótipos e a defesa da não discriminação, da igualdade e da dignidade do ser humano.

Leia também...

“Em Tomar a Aprender” que a empatia e o humor são essenciais na educação

Decorreu ontem, terça-feira, dia 5 de Setembro, a parte inicial do encontro…

“Estou convicta de que o momento adverso que vivemos se constituirá também como um teste ao exercício da cidadania e ao civismo de cada um”

Adélia Esteves – Directora do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira de…

Casa dos Cubos acolhe Centro de Estudos em Fotografia do Politécnico

A Casa dos Cubos, em Tomar, vai acolher o Centro de Estudos…

Cartaxo recebe o maior Aquário Móvel da Europa

Um enorme aquário vai mostrar às crianças e à população, a vida…