Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

A cidade de Santarém vai receber de 23 a 25 de Setembro, o encontro internacional de negócios do sector agro-alimentar – Agribusiness 2019. O objectivo para este três dias é levar mais longe os produtos da região.

O Agribusiness chega à 4.ª edição e o objectivo repete-se: trazer importadores ao Ribatejo para que conheçam o melhor que ali se produz. Para isso, pelo menos 20 compradores internacionais vão cumprir, no Santarém Hotel, em Santarém, uma agenda de reuniões de negócios para conhecerem a oferta agro-alimentar ribatejana.

O mercado europeu é o foco desta edição. Finlândia, Polónia, República Checa, Sérvia e Suécia são alguns dos 14 mercados já confirmados. Também Eslovénia, Estónia, França, Alemanha, Luxemburgo e Dinamarca estão entre os países que vão fazer-se representar no evento. Os seus interesses passam por produtos tão variados como vegetais e frutas, azeites e vinagres, compotas e doces e ainda molhos, conservas, arroz e charcutaria: uma pequena amostra de tudo o que é colhido e produzido no Ribatejo, mas não só.

“São importadores a quem os produtos da região chegariam com muito mais dificuldades ou custos sem o Agribusiness”, avança o Eng.º Carlos Lopes de Sousa, Presidente do AgroCluster, entidade organizadora do evento. “O que fazemos é conjugar os interesses de compradores e produtos da região, dando-lhes um espaço para que se encontrem, criem parcerias e realizem negócios além-fronteiras”, afirma.

Nas três edições já realizadas, o Agribusiness afirmou-se como uma alavanca para a exportação e para o reconhecimento dos produtos ribatejanos. Em 2014, 2016 e 2017, 186 empresas e 63 compradores internacionais passaram pelo evento e realizaram mais de 1.750 reuniões. Destinos próximos como Espanha, França ou Reino Unido, mais distantes como o Brasil ou o Canadá e mesmo mais inusitados como o Vietname, a Argélia ou a Índia estiveram já representados.

A organização deste encontro está a cargo do Cluster Agroindustrial do Ribatejo (AgroCluster), através do seu projecto Exportagro, e é financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Para participar no Agribusiness é necessária inscrição prévia, já disponível em www.agrocluster.com<http://www.agrocluster.com>.

Leia também...

NERSANT promove missão inversa online com o maior retalhista alimentar da Arábia Saudita

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém / Câmara de Comércio e Indústria, em parceria com a MAAB, vai realizar, durante o…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para o prémio ‘ArchDaily 2021 Building of the Year Awards’, um concurso mundial…

Presidente da Câmara do Cartaxo pede intervenção do governo para evitar fecho da Fleximol

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, pediu a intervenção do ministro da Economia e da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social…

Centro Social da Ribeira do Fárrio constrói unidade de cuidados continuados

O Centro Social da Ribeira do Fárrio, no concelho de Ourém, está a construir uma unidade de cuidados continuados (UCC), investimento total expectável de…