Na próxima sexta-feira, dia 30 de agosto, a partir das 21h45, a Praça Marquês Sá da Bandeira (Largo do Seminário) vai ser palco de um inédito espetáculo multidisciplinar, que reúne num mesmo espaço diferentes formas de expressão artística, como dança, teatro, circo, videoarte, música vocal e de órgão, tudo isto envolvido por criações multimédia.
O espetáculo ‘De Neanderthal a Sapiens’ parte da premissa de que no princípio era o caos e o silêncio. Depois surgiu o som ancestral e a voz, e os corpos que se fundiram e transmutaram em formas, melodias e cores. ‘O Verbo se fez carne’ e palavra, dando sentido e organizando todo esse processo cósmico gerador que iniciou a maior epopeia do Universo que este espetáculo recria: o processo de humanização primeiro e humanização depois, que vai do antigo Neandertal ao novo Sapiens.
Uma jornada que permite interpretar a evolução humana como a conquista da liberdade, desde a submissão ao caos e à desordem, até alcançar a liberação do possível e do impossível através da linguagem do corpo, da música e da manifestação da autoconsciência como ápice de todo o processo.