O Município de Santarém recebeu, no dia 09 de Setembro, um grupo de 31 pessoas de Peralejos de las Truchas, Município de Espanha, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS) e Nuno Russo, Vereador da CMS, deram as boas-vindas à comitiva que visitou pela primeira vez a cidade de Santarém. Para Ricardo Gonçalves “este tipo de visita é muito importante nas relações entre cidades, principalmente quando ambas são banhadas pelo Rio Tejo”, aproveitando o momento para falar da falta de água que o Tejo tem e alertar para a questão da sustentabilidade do rio.

Peralejos de las Truchas, situado na província de Guadalajara, comunidade autónoma de Castilla-La Mancha, é a primeira vila por onde passa o rio Tejo e, por este motivo, Teo Madrid, Presidente deste Município, pretende visitar diversas povoações portuguesas por onde passa este importante rio, tendo oportunidade para conversar e trocar ideias sobre este.

Na ocasião, Teo Madrid ofereceu o livro “Gancheros”, onde se retrata uma tradição secular de transporte de madeira das florestas do Alto Tejo, essencial para a economia local da altura e que se extinguiu após a construção de barragens. Os gancheros eram trabalhadores encarregados de transportar troncos de madeira soltos, flutuando rio abaixo das regiões do Alto Tajo e da serrania de Cuenca para chegar a Aranjuez.

Leia também...

IPMA coloca Santarém em risco máximo de incêndio para hoje

Cerca de uma centena de concelhos de 13 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar…

Feminismo no Ribatejo: Ana de Castro Osório?

Dos primórdios do feminismo em Portugal, a republicana Ana de Castro Osório é talvez o nome que vem sendo mais recordado. Mas o feminismo…

Dispositivo de combate “mantém todos os níveis de operacionalidade”

O Dispositivo de Combate aos Incêndios Rurais “mantém todos os seus níveis de operacionalidade”, sem colocar em causa “a frente de trabalho” da Jornada…

Uma pessoa em estado grave após pré-afogamento no Rio Tejo

No total foram quatro as pessoas que se debateram com dificuldades nas águas do tejo, mas acabaram por sair pelos próprios meios do rio.