O Município de Santarém recebeu, no dia 09 de Setembro, um grupo de 31 pessoas de Peralejos de las Truchas, Município de Espanha, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS) e Nuno Russo, Vereador da CMS, deram as boas-vindas à comitiva que visitou pela primeira vez a cidade de Santarém. Para Ricardo Gonçalves “este tipo de visita é muito importante nas relações entre cidades, principalmente quando ambas são banhadas pelo Rio Tejo”, aproveitando o momento para falar da falta de água que o Tejo tem e alertar para a questão da sustentabilidade do rio.

Peralejos de las Truchas, situado na província de Guadalajara, comunidade autónoma de Castilla-La Mancha, é a primeira vila por onde passa o rio Tejo e, por este motivo, Teo Madrid, Presidente deste Município, pretende visitar diversas povoações portuguesas por onde passa este importante rio, tendo oportunidade para conversar e trocar ideias sobre este.

Na ocasião, Teo Madrid ofereceu o livro “Gancheros”, onde se retrata uma tradição secular de transporte de madeira das florestas do Alto Tejo, essencial para a economia local da altura e que se extinguiu após a construção de barragens. Os gancheros eram trabalhadores encarregados de transportar troncos de madeira soltos, flutuando rio abaixo das regiões do Alto Tajo e da serrania de Cuenca para chegar a Aranjuez.

Leia também...

Trabalhadores da Nobre marcam nova greve para 02 e 03 de novembro

Os trabalhadores da Nobre, que hoje se juntaram aos da Izidoro numa acção de protesto junto à associação do sector das carnes, convocaram uma…

JMJ: Cuidados de emergência pré-hospitalar garantidos por 500 profissionais de saúde

Os cuidados de emergência médica pré-hospitalar durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão ser garantidos por 500 profissionais, que vão trabalhar em articulação…

Azambuja a caminho da Neutralidade Carbónica

O Município de Azambuja prossegue o seu trabalho com vista à elaboração do “Roteiro para a Neutralidade Carbónica de Azambuja para 2050”. Este projecto…

Núcleo Museológico Agrícola de Benavente recebeu Oficina de Fotografia Antiga

O Núcleo Museológico Agrícola de Benavente recebeu, no passado dia 15 de Julho, a Oficina de Fotografia Antiga. A actividade permitiu que os participantes…