O Município de Santarém recebeu, no dia 09 de Setembro, um grupo de 31 pessoas de Peralejos de las Truchas, Município de Espanha, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS) e Nuno Russo, Vereador da CMS, deram as boas-vindas à comitiva que visitou pela primeira vez a cidade de Santarém. Para Ricardo Gonçalves “este tipo de visita é muito importante nas relações entre cidades, principalmente quando ambas são banhadas pelo Rio Tejo”, aproveitando o momento para falar da falta de água que o Tejo tem e alertar para a questão da sustentabilidade do rio.

Peralejos de las Truchas, situado na província de Guadalajara, comunidade autónoma de Castilla-La Mancha, é a primeira vila por onde passa o rio Tejo e, por este motivo, Teo Madrid, Presidente deste Município, pretende visitar diversas povoações portuguesas por onde passa este importante rio, tendo oportunidade para conversar e trocar ideias sobre este.

Na ocasião, Teo Madrid ofereceu o livro “Gancheros”, onde se retrata uma tradição secular de transporte de madeira das florestas do Alto Tejo, essencial para a economia local da altura e que se extinguiu após a construção de barragens. Os gancheros eram trabalhadores encarregados de transportar troncos de madeira soltos, flutuando rio abaixo das regiões do Alto Tajo e da serrania de Cuenca para chegar a Aranjuez.

Leia também...

Empreitada de requalificação do Serviço de Urgências em Abrantes adjudicada por 3,6 ME

A empreitada de requalificação das urgências do Hospital de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) foi adjudicada à empresa Wikibuild por 3,6…

Uma casa de portas abertas à Cultura

O Círculo Cultural Scalabitano (CCS) é um espaço de cultura e de formação com uma vitalidade ímpar em Santarém: uma casa de portas abertas,…

Entroncamento assinala 50 anos da revolução com música, teatro, cinema e poesia

O município do Entroncamento vai assinalar o 50º aniversário do 25 de Abril com música, teatro, cinema e poesia, arrancando as festividades na próxima…

Centro de vacinação da Chamusca reabriu no pavilhão dos Bombeiros Voluntários

A campanha de vacinação sazonal contra a covid-19 e a gripe, na Chamusca, vai decorrer no pavilhão dos Bombeiros Voluntários, dada a incapacidade do…