O Pavilhão Gimnodesportivo de Santarém foi o palco da primeira etapa da Challenger Teqball League, a Santarém Cup, que decorreu de 30 de Agosto a 1 de Setembro. Este evento, integrado no circuito mundial de Teqball, reuniu 58 atletas de 13 países, incluindo vários campeões mundiais e vencedores de Teqball Tours, o que garantiu um nível de competição excepcional desde o início.

Com três categorias em disputa e um prémio total de 3.000€, o evento foi marcado por confrontos de altíssimo nível. Entre os atletas em destaque, o jovem polaco Marek Pokwap e a húngara Nora Vicsek foram as figuras que mais se evidenciaram, vencendo duas finais cada um.

Nora Vicsek brilhou na final de Duplas Femininas ao lado da sua compatriota Petra Pechy, vencendo a dupla franco-húngara composta por Zsofia Deszényi e Amélie Julian. Vicsek alcançou o topo do pódio novamente na categoria de Duplas Mistas, ao lado do jovem prodígio polaco Marek Pokwap. A dupla venceu uma final emocionante contra a equipa húngara formada por Petra Pechy e pelo tetracampeão mundial Adam Blazsovics.

Apesar de ter ficado em segundo lugar nas Duplas Mistas, Blazsovics recuperou na final de Duplas Masculinas, onde, ao lado de Marek Pokwap, conquistou o título ao derrotar a forte dupla composta pelo francês Hugo Rabeux e pelo tricampeão mundial, o sérvio Nikola Mitro, numa final disputada ao mais alto nível com momentos brilhantes de Teqball.

Os atletas portugueses também marcaram presença nesta etapa, tendo a oportunidade de competir contra os melhores do mundo e de estarem próximos dos seus ídolos. Rui Leitão, dos “Caixeiros” de Santarém e actual Top 91 mundial, foi o melhor classificado entre os portugueses, alcançando o 4º lugar na categoria de Duplas Masculinas, fazendo dupla com o francês Lionel Beyer. Os campeões nacionais de Duplas Mistas, Luis Santos, dos “Caixeiros”, e Manuela Parente, do Porto, chegaram aos Quartos-de-Final.

Zsofia Deszényi, Top 9 Mundial, elogiou a organização do evento: “Este foi um dos eventos com as melhores condições para os atletas. A organização excedeu as expectativas de todos os jogadores com as condições que nos proporcionou e com todo o esforço para nos receber da melhor forma.”

Rui Leitão, membro do Conselho Executivo da FITEQ e também participante no evento, expressou a sua satisfação: “Como organizador desta primeira etapa, estou satisfeito por termos conseguido atingir os nossos objectivos, superando as expectativas dos atletas. Com a minha experiência como jogador e representante, senti uma grande responsabilidade em elevar a organização do evento para responder às nossas necessidades. Terminar a competição dentro dos horários previstos permitiu-nos fomentar o espírito de camaradagem e comunidade entre os atletas. Santarém, sendo uma cidade pequena e acolhedora, foi o cenário perfeito para este evento. O feedback positivo dos atletas é extremamente gratificante e deixa-me muito orgulhoso.”

O próximo evento da Challenger Teqball League será realizado em Málaga, de 11 a 13 de Outubro, sendo a última data para inscrições o dia 27 de Setembro.

Leia também...
Foto: Francisco Primor

U. Santarém recebe Lusitânia dos Açores no jogo que dita liderança da Série C

Ao vencer, no passado sábado, no reduto do Rabo de Peixe, em…

AF Santarém distingue jogadores premiados com cartão branco

Rafael Faustino e Tiago Tavares foram reconhecidos pela Associação de Futebol de…

Ricardo Batista de Prata na Coreia do Sul

Ricardo Batista conquistou a medalha de prata na Taça do Mundo de…

Clubes da AF Santarém de fora da Taça

U. Tomar e UD Santarém ficaram de fora da Taça de Portugal,…