O CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas recebeu ontem, dia 11 de Outubro, mais de mil participantes, no Seminário “Capacitação Digital das Escolas: (Re)Configurar Espaços de Aprendizagem”, organizado pela Direção-Geral da Educação – DGE.

João Teixeira Leite, Vice-Presidente e Vereador com o Pelouro da Educação, na Câmara de Santarém, participou na sessão de abertura desta iniciativa e começou por congratular “a DGE pela organização da iniciativa, num tempo global, numa era moderna, digital e empreendedora, em que é cada vez mais importante introduzir as novas tecnologias no processo formativo dos nossos jovens”.

João Teixeira Leite aproveitou a oportunidade para relembrar a comunidade educativa de que “é necessário defender a afirmação da Escola Digital. O Município de Santarém já deu a conhecer a sua posição face à utilização da tecnologia nas escolas. Somos totalmente contra a proibição. Devemos, em conjunto, criar condições para utilização adequada dos equipamentos.”

O autarca reforçou ainda a importância das políticas públicas na Educação: “a escola é fundamental para a Câmara de Santarém. Diremos sempre presente quando o Ministério nos desafiar a criar melhorias no processo educativo.”

A sessão de abertura contou ainda com a participação de João Costa, Ministro da Educação, através duma mensagem gravada por se encontrar ausente do País, e de João Moutão, Presidente do Instituto Politécnico de Santarém. Seguiram-se intervenções de oradores nacionais e internacionais de diferentes áreas do saber abordaram temáticas ligadas a ambientes enriquecidos com o digital, liderança escolar, arquitetura, bem-estar, inclusão, cidadania digital, entre outros.

O Vice-Presidente do Município de Santarém e Vereador com o Pelouro da Educação visitou, na Nave A – a Exposição Capacitação Digital das Escolas que conta com a participação dos Expositores: Centros de Competência TIC; Apps for Good; Associação Nacional de Professores de Informática; Centros de Formação de Associações de Escola e INCoDe, para além de uma Mostra de atividades de programação e robótica, pelos 24 Clubes de Programação e Robótica (CPR).

A DGE convidou para participarem neste evento Nacional, os diretores dos centros de formação do País, dos agrupamentos de escolas, 91 embaixadores digitais, professores dos centros de competência TIC – em Tecnologia e Inovação, expositores que estiveram no plano de transição digital, professores e representantes dos centros de formação das associações de escolas, para além dum conjunto de convidados relevantes, da área da Estatística, diretores gerais das várias áreas da educação e demais técnicos, a nível Nacional.

Numa altura em que se faz um balanço acerca do trabalho desenvolvido, durante os últimos três anos, ao nível da capacitação digital das escolas, é tempo de se perspetivar a sustentabilidade do Plano de Transição Digital na Educação e de se refletir sobre como se poderá proceder à (re)configuração de espaços escolares, com valor educativo.

As comunicações previstas para o auditório principal, contaram com diversas temáticas, a cargo de oradores como a Professora Diana Bannister, do Instituto de Educação da Universidade de Wolverhampton, do Professor João Filipe Matos, da Universidade de Lisboa, da Professora María Acaso, do Departamento de Educação do Museu Rainha Sofia de Madrid e do Professor Pedro Santa Clara, Diretor da Escola Lisboa 42, promotor e gestor de projectos educativos.

Para além das sessões plenárias e das sessões paralelas, a decorrerem em quatro áreas distintas, em simultâneo, os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar os diversos espaços expositivos e de assistir à mostra dos Clubes de Programação e Robótica, iniciativa que conta já com 308 Clubes registados a nível Nacional.

Os participantes puderam ainda conhecer a voz dos alunos envolvidos na iniciativa Líderes Digitais e ter acesso às questões colocadas aos oradores sobre o tema do evento. A iniciativa Líderes Digitais contou com a participação de 110 Agrupamentos de Escolas e 2847 alunos, tendo uma forte expressão no 3.º Ciclo, do ensino básico.

O Evento Nacional – Capacitação Digital das Escolas: (Re)Configurar Espaços de Aprendizagem pretende afirmar-se como um momento marcante de reflexão sobre a inovação pedagógica, para que as ações em curso tenham o impacto esperado no sucesso educativo, na igualdade de oportunidades e na inclusão de todos os alunos, preparando-os para fazer face aos desafios da sociedade em que se integram.

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