A Câmara de Santarém decidiu hoje suspender o atendimento presencial de todos os serviços e entidades na Loja do Cidadão, exceptuando o “estritamente necessário” e com marcação prévia, e encerrou o cemitério da cidade, apenas permitindo funerais já agendados.

Num despacho sobre medidas adicionais de prevenção à Covid-19, o município escalabitano reafirma que se mantém o atendimento telefónico e por correio electrónico na Loja do Cidadão, e determina que o cemitério da cidade apenas funcionará para inumações e exumações já agendadas, com restrição da presença em funerais a 20 pessoas (familiares e agentes funerários), sendo encerrada a capela e suspenso o atendimento presencial.

O despacho assinado pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, afirma que está assegurada a recolha normal de resíduos urbanos, “solicitando-se aos munícipes cooperação e colaboração na manutenção da higiene pública”, nomeadamente, colocando os indiferenciados “em sacos de plástico bem atados, sempre dentro do contentor, fechando a tampa deste”.

No caso dos ecopontos, o município apela a que, caso estejam cheios, os munícipes os armazenem temporariamente em casa, “uma vez que não produzem maus cheiros”, reforçando o apelo a uma “correta separação, acondicionamento e deposição dos resíduos”.

Fica suspenso o funcionamento do refeitório municipal e do bar do Centro de Apoio Social, tendo o município, na sequência da suspensão do atendimento pessoal, decidido colocar em teletrabalho os trabalhadores cujos conteúdos funcionais o permitam.

“Reitera-se o apelo a todos os munícipes para que possam assumir uma atitude cooperante e responsável, adoptando as recomendações das entidades oficiais”, afirma o comunicado.

As medidas que têm vindo a ser decretadas desde o passado dia 10 vigoram até ao próximo dia 31, data em que serão objecto de revisão ou adequação em função da evolução da situação e com vista à prevenção e controlo da Covid-19, acrescenta.

No concelho de Santarém residem 62.200 pessoas.

Leia também...

PS questiona Governo sobre poluição na ribeira da Asseca

Os deputados socialistas eleitos por Santarém perguntaram  ao Ministério do Ambiente se “tem conhecimento do estado em que se encontra a Ribeira de Asseca”…

Câmara de Santarém baixa IMI e derrama para empresas em 2020

A Câmara de Santarém aprovou esta segunda-feira, 18 de Novembro, um abaixamento das taxas municipais de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) e de derrama…

Candidaturas a Sumidouro de CO2 encerram dia 31 de agosto

O projecto municipal Raízes da Sustentabilidade, assume um papel preponderante nesta política, lançando-se a 4ª edição para as candidaturas à constituição de sumidouros de…

Distrito de Santarém em alerta vermelho para incêndios

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) colocou os distritos de Santarém e Faro em alerta de prontidão de nível vermelho, devido…