Onze escolas do distrito de Santarém vão receber equipamentos eléctricos usados no âmbito da campanha “Escola Electrão”, que arranca com o início de mais um ano lectivo. A campanha, dinamizada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, tem como objectivo sensibilizar para o correcto encaminhamento de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos fora de uso.

Entre os estabelecimentos de ensino aderentes do distrito está o Colégio de São Miguel de Fátima; a Escola Básica de Marinhais, em Salvaterra de Magos; a Creche do Centro de Apoio Social do Olival, em Santarém; a Escola Básica D. João II, também em Santarém e a Escola Básica D. Manuel I, em Pernes.

A Escola Básica e Secundária José Relvas, em Alpiarça; a Escola Profissional de Coruche; a Escola Secundária Maria Lamas, em Torres Novas; a Escola Técnica Profissional do Ribatejo; a Escola Profissional de Rio Maior e o Jardim de Infância Prof. António José Ganhão, Samora Correia, em Benavente, também aderiram à campanha.

“Esperamos que o novo ano lectivo que ainda agora começou seja um marco em termos de recolha de equipamentos eléctricos nas escolas, o que seriam boas notícias para o ambiente. Isso significaria que estes aparelhos não seriam depositados nos contentores indiferenciados, não iriam poluir solos ou linhas de água, nem seriam desviados para operadores que não procedem à sua descontaminação”, alerta o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.

Ao longo das últimas 10 edições a campanha “Escola Electrão” permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de equipamentos eléctricos usados nas várias escolas aderentes, de norte a sul do país.

A 11ª edição desta iniciativa prolonga-se até Junho de 2022 e conta com a particpação de mais de 360 escolas.

OS PRÉMIOS PARA AS ESCOLAS

Como incentivo pelo trabalho de sensibilização, as escolas aderentes podem receber vales para a compra de novos equipamentos eléctricos e electrónicos, que são atribuídos com base num sistema de pontos, em função da quantidade de equipamentos recolhidos pela escola.

O desafio Repórter Electrão, um concurso de vídeos produzidos pelos alunos sobre o tema da reciclagem, é outra das iniciativas promovida no âmbito da campanha que também dá direito a prémios a atribuir às equipas vencedoras.

Com os meios de acondicionamento e comunicação enviados pelo Electrão, as escolas aderentes incentivam alunos, professores, funcionários e pais a entregar equipamentos fora de uso, como forma de consciencializar para o papel de cada um na protecção do ambiente através da separação para reciclagem.

Leia também...

Santarém distingue mais de 700 alunos do concelho

A Câmara de Santarém vai “distinguir e reconhecer o empenho e a dedicação” de mais de 700 estudantes do concelho numa cerimónia que vai…

Notas do segundo período comunicadas directamente pelas escolas aos alunos

As notas do segundo período vão ser comunicadas directamente aos alunos pelas escolas para salvaguardar a protecção de dados, uma vez que não podem…

Almeirim entrega caneca dos “Lanches Saudáveis” a mais de 100 alunos

O Município de Almeirim vai entregar perto de 120 canecas aos alunos que aderiram ao programa “Lanches Saudáveis” que se iniciou em Março e…

VÍDEO | Laboratório móvel leva tecnologia a escolas de 19 agrupamentos da Lezíria

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) apresentou esta sexta-feira, 12 de Abril, o autocarro transformado que vai levar o Laboratório Móvel de…