Onze escolas do distrito de Santarém vão receber equipamentos eléctricos usados no âmbito da campanha “Escola Electrão”, que arranca com o início de mais um ano lectivo. A campanha, dinamizada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, tem como objectivo sensibilizar para o correcto encaminhamento de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos fora de uso.

Entre os estabelecimentos de ensino aderentes do distrito está o Colégio de São Miguel de Fátima; a Escola Básica de Marinhais, em Salvaterra de Magos; a Creche do Centro de Apoio Social do Olival, em Santarém; a Escola Básica D. João II, também em Santarém e a Escola Básica D. Manuel I, em Pernes.

A Escola Básica e Secundária José Relvas, em Alpiarça; a Escola Profissional de Coruche; a Escola Secundária Maria Lamas, em Torres Novas; a Escola Técnica Profissional do Ribatejo; a Escola Profissional de Rio Maior e o Jardim de Infância Prof. António José Ganhão, Samora Correia, em Benavente, também aderiram à campanha.

“Esperamos que o novo ano lectivo que ainda agora começou seja um marco em termos de recolha de equipamentos eléctricos nas escolas, o que seriam boas notícias para o ambiente. Isso significaria que estes aparelhos não seriam depositados nos contentores indiferenciados, não iriam poluir solos ou linhas de água, nem seriam desviados para operadores que não procedem à sua descontaminação”, alerta o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.

Ao longo das últimas 10 edições a campanha “Escola Electrão” permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de equipamentos eléctricos usados nas várias escolas aderentes, de norte a sul do país.

A 11ª edição desta iniciativa prolonga-se até Junho de 2022 e conta com a particpação de mais de 360 escolas.

OS PRÉMIOS PARA AS ESCOLAS

Como incentivo pelo trabalho de sensibilização, as escolas aderentes podem receber vales para a compra de novos equipamentos eléctricos e electrónicos, que são atribuídos com base num sistema de pontos, em função da quantidade de equipamentos recolhidos pela escola.

O desafio Repórter Electrão, um concurso de vídeos produzidos pelos alunos sobre o tema da reciclagem, é outra das iniciativas promovida no âmbito da campanha que também dá direito a prémios a atribuir às equipas vencedoras.

Com os meios de acondicionamento e comunicação enviados pelo Electrão, as escolas aderentes incentivam alunos, professores, funcionários e pais a entregar equipamentos fora de uso, como forma de consciencializar para o papel de cada um na protecção do ambiente através da separação para reciclagem.

Leia também...

Politécnico de Tomar com novas licenciaturas em Engenharia Civil e Computação e Logística

O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) tem duas novas licenciaturas com vagas…

Politécnico de Santarém abre curso para estudantes com deficiência intelectual

A Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), que faz parte do…

Instituto Politécnico de Santarém aumenta 11 por cento a taxa de ocupação de vagas em relação a 2019

O IPSantarém disponibilizou 918 vagas para 19 cursos de licenciaturas ministradas nas…

Politécnico de Santarém participa no Congresso Internacional e Assembleia Geral da ACINNET na Argentina

O Politécnico de Santarém esteve presente no VIII Congresso Internacional da Rede…