O mural “O rio da solidariedade desagua na paz entre os povos”, localizado na Avenida General Ramalho Eanes, em frente ao Instituto Politécnico de Santarém, foi inaugurado hoje, dia 22 de Novembro, com a presença do vereador com o Pelouro da Cultura do Município de Santarém, Nuno Domingos, e da artista plástica Inês Favila, autora da obra.

Com cerca de 30 metros de extensão, o mural apresenta seis retratos de pessoas de diferentes nacionalidades, transmitindo uma mensagem de solidariedade para com os refugiados que residem ou buscam refúgio em Portugal. Durante a criação do mural, refugiados de várias nacionalidades residentes na cidade, como sírios e ucranianos, colaboraram na execução do projeto, que visa destacar a integração e apoio oferecidos a essas comunidades em Santarém.

A obra é composta por retratos sobre um fundo azul, simbolizando a água de um rio, estabelecendo, assim uma ligação com a proximidade da cidade ao rio Tejo.

Elementos aquáticos, como algas e peixes, também estão representados no mural, sendo um dos peixes pintado pelo artista plástico chinês, Lee Xin Lu, que se juntou ao projeto. Além disso, uma frase em português e inglês – “O rio da solidariedade desagua na paz entre os povos” – integra a composição, reforçando a mensagem de solidariedade e paz.

Inês Favila destacou que o projeto final visa não apenas expressar apoio e gratidão àqueles que ajudam na integração dos refugiados em Portugal e na cidade de Santarém, mas também chamar a atenção para a necessidade de criar plataformas de apoio que auxiliem os refugiados na sua adaptação, especialmente em relação à língua portuguesa, facilitando assim a sua entrada no mercado de trabalho e na sociedade em geral.

Leia também...

A voz do fado autêntico do Ribatejo

João José Chora nasceu a 26 de Março de 1959 na vila…

Feira de Todos os Santos está de volta ao Cartaxo

A Feira de Todos os Santos quer vir a ocupar espaço no…
Foto de Arquivo

Parlamento unânime no pesar pela morte de militar em Santa Margarida

A Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar…
Foto: Lusa

“Igreja não tem portas, para que todos possam entrar” – Papa

O Papa Francisco disse hoje, em Fátima, que “a Igreja não tem…