VÍDEO | Santarém transforma-se em ‘Reino de Natal’

Este ano, o Natal chegou mais cedo a Santarém: esta sexta-feira, dia 22 de Novembro, as luzes de rua acenderam-se ao final da tarde, ao som de um espectáculo de patinagem no gelo no Jardim da Liberdade, marcando o arranque oficial das festividades desta quadra e a inauguração do ‘Reino de Natal’.

O Jardim da Liberdade e a Praça Sá da Bandeira, junto da Sé Catedral, serão os centros de toda a animação, que se estenderá ao centro histórico. Este ano, o espaço do ‘Reino de Natal’ tem uma pista de gelo natural de 250 m2, rampa de gelo, escalada, slide, escalada em árvores, insufláveis, renas, globo de neve, um palco, bar/’lounge’, estando agendadas iniciativas como musicais da Disney, concertos com coros, tunas, bandas e o Conservatório de Música de Santarém.

Este Reino cabe dentro de duas tentas orbitais e todas as actividades são gratuitas, à excepção da pista de gelo, que terá um custo de 2,5 euros. Além da tenda principal, foi instalada uma “tenda secundária”, onde funciona o “mercadinho do reino”, ficando no exterior a “casa do Pai Natal” e um espaço para ‘street food’.

PUBLICIDADE

O ‘Reino de Natal’ é um projecto da autarquia, em parceria com a Associação Empresarial e Comercial, que pretende atrair visitantes e estimular o comércio de proximidade.

Entre os espectáculos agendados contam-se os das tunas Académica da Escola Superior de Educação de Santarém e da UTIS – Universidade da Terceira Idade, dos Coros de Vale da Pinta e do Círculo Cultural Scalabitano, “O Pantufa e o Ernesto e a magia do pequeno almoço”, pelo Veto Teatro Oficina, “O Comboio do Martinho”, pela associação Aqui Há Gato, concertos de natal pelo Conservatório de Música de Santarém e as sociedades filarmónicas do Xartinho de Alcanede e da Gançaria.

Animação de rua, pinturas faciais, ‘workshops’, Noite de Magia com Manuel Barata, patinagem artística, o musical “Génio da Lâmpada”, o Desfile de Natal das Escolas, espetáculo musical da APPACDM de Santarém, lançamento do Livro “Catrapum, aqui vai mais um!”, de Rosa Montez e Sofia Ambrósio, um concerto com o Avô Cantigas, o desfile de Pais Natais Motards e o XmasBike, passeio de bicicletas pelo centro histórico, são outras iniciativas agendadas.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS