A Câmara Municipal de Santarém voltou a rejeitar a delegação de novas competências, nas áreas da Educação e da Saúde.

Em comunicado, o Município explica que rejeitou novamente estas novas competências por “não estão reunidas condições para que a gestão nestas áreas, por parte do município possa ser implementada e executada a, sem pôr em causa o serviço público e as necessidades, por um lado, e a sustentabilidade do futuro, por outro, tendo em conta as necessidades financeiras que a gestão destes investimentos acarretam”.

O executivo camarário acusa ainda o Governo de continuar “não definir um valor compatível com as obras necessárias nos estabelecimentos de ensino”.

A autarquia refere ainda que tem suportado a maioria das obras nos sectores da educação e da saúde e lamenta que os rácios de Assistentes Operacionais nos estabelecimentos escolares continuem a ser “manifestamente insuficientes”, obrigando a autarquia a um esforço orçamental para “garantir o normal funcionamento das escolas no concelho”.

No debate sobre o assunto na Reunião de Câmara, o presidente Ricardo Gonçalves, lembrou o restante executivo que a autarquia tem realizado diversas obras em edifícios municipais e das juntas de freguesia do Concelho, com vista a dotar as infra-estruturas da área da Saúde dos meios e das condições necessárias ao seu bom funcionamento.

O edil rejeita ainda assumir mais competências devido à falta de informações complementares, da parte do Governo, pois para o responsável “não é possível nem compatível” apesar de tal situação colocar em causa “o normal funcionamento dos serviços, em geral, e das unidades de saúde familiares, em particular”.

“Esta posição mantém-se, até serem clarificadas as reais condições para concretização das transferências, nomeadamente, com indicação clara dos recursos a atribuir”, conclui a nota do município.

Leia também...

Sobe para 40 o número de casos de covid-19 em empresa de transformação de carnes em Tomar

Um total de 40 dos 206 trabalhadores da empresa de transformação de…
Foto de arquivo

Trânsito condicionado em Samora Correia para beneficiação do pavimento

O trânsito vai ser condicionado, a partir de segunda-feira, na estrada nacional…

Nova casa mortuária de Santarém vai para São Pedro

A localização da nova casa mortuária de Santarém já está definida. O…

IPMA coloca Santarém em risco máximo de incêndio para hoje

Cerca de uma centena de concelhos de 13 distritos de Portugal continental…