Santiago Seguro, aluno da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM), conquistou o primeiro lugar na Final Nacional do concurso Jovem Talento da Gastronomia 2025, na categoria Artes da Mesa ICEL, uma das mais prestigiadas a nível nacional. Informou hoje a Instituição em comunicado.
Os vencedores foram anunciados esta quinta-feira, dia 04 de Dezembro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.
“Este resultado reflete o talento, a dedicação e o profissionalismo dos nossos alunos, mas também o trabalho rigoroso que diariamente desenvolvemos na formação de jovens altamente qualificados”, destaca Duarte Bernardo, diretor-geral da EPSM, citado na nota de imprensa.
Segundo a nota informativa, Santiago Seguro impressionou o júri, composto por chefs e especialistas de renome nacional, entre os quais Luís Gaspar e Matilde Machado, com uma prova que integrou 3 etapas: um teste de escolha múltipla sobre serviço de sala, vinhos e harmonização, a montagem de uma mise-en-place para um menu divulgado no momento, com harmonização e decantação de um vinho, e, por fim, a preparação, apresentação e serviço de duas harmonizações vínicas.
Na mesma categoria Léo Marques, também aluno da EPSM curso de Restaurante/Bar da EPSM, foi outro dos três finalistas.
“É igualmente muito significativo para nós que, entre os três finalistas nacionais desta categoria, dois sejam estudantes do curso de Restaurante/Bar da EPSM. Este facto evidencia de forma clara a qualidade da formação técnica e prática que ministramos e reforça a relevância das experiências em contexto real de trabalho proporcionadas pelos nossos parceiros do setor”, sublinha Duarte Bernardo.
Santiago Seguro, que concluiu este ano o curso de Restaurante/Bar, integra atualmente a equipa do restaurante L’AND Vineyards – Relais & Châteaux, no Alentejo, tendo realizado estágios no Sublime Comporta Beach (12.º ano) e no Monte Rei Golf & Country Club, no Algarve (11.º ano).
Já Léo Marques, finalista do mesmo curso, cumpre atualmente o estágio de 12.º ano no restaurante Bica do Sapato, em Lisboa, tendo estagiado anteriormente no restaurante Locke de Santa Joana, também na capital.
O concurso Jovem Talento da Gastronomia, promovido pela Inter Magazine, destina-se a jovens estudantes de hotelaria e restauração, até aos 25 anos, que frequentem escolas especializadas em território nacional.
Criado em 2009, tornou-se um movimento de referência na área, evoluindo, a partir de 2012, para o formato competitivo atual.

