Cinco exposições temporárias do Santuário de Fátima podem ser visitadas virtualmente, com informações disponíveis em sete línguas, uma iniciativa existente há alguns anos, mas que se tem mostrado particularmente útil em tempo da covid-19.

Segundo o director do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, esta iniciativa, que abrange quase todas as exposições apresentadas desde 2010, foi implementada para dar resposta a quem, por algum motivo, não podia deslocar-se ao santuário e também para perpetuar as informações disponibilizadas nas visitas.

“Quando as visitas virtuais foram lançadas, não imaginávamos que poderiam vir a ser um instrumento ainda mais útil, como agora se verifica, em tempos de pandemia, para todos os que se veem impedidos de vir ao Santuário de Fátima”, refere Marco Daniel Duarte.

As vistas estão disponíveis nas sete línguas oficiais do santuário e têm vários menus que permitem fazer o seu percurso através dos diferentes núcleos expositivos. Há a possibilidade de abrir fotografias de cada um dos objectos e legendas e de ouvir o mesmo tema musical que os visitantes ouviram quando as exposições estiveram abertas ao público.

O director do museu explica que, “nalguns momentos, estas exposições podem mesmo vir a proporcionar formas de acesso às peças que, ‘in loco’, não seria possível, visionando alguns pormenores através das imagens disponíveis”.

“Ser, o segredo do Coração”, “Segredo e revelação”, “Neste vale de lágrimas”, “Terra e Céu: peregrinos e santos de Fátima” e “As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo” são as exposições que podem ser visitadas virtualmente.

Actualmente, o Santuário de Fátima promove a exposição “Vestida de Branco”, comemorativa do centenário da primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima.

Devido à pandemia da covid-19, esta exposição encontra-se encerrada, mas, até 08 de Março, já tinha sido visitada por 56.815 pessoas.

Leia também...

Cartaxo recebe exposição “Arte com vinho tinto”

No passado sábado, dia 23 de Novembro, celebrou-se o 39.º aniversário do Museu Rural e do Vinho com a inauguração da exposição “Arte com…

Associações e agentes culturais com apoio de 150 mil euros da Câmara de Santarém

O Município de Santarém aprovou, em reunião de Executivo Municipal, o apoio financeiro global de 150 mil euros para apoiar “projectos culturais de reconhecida…

Documentário sobre efeitos da desindustrialização estreia dia 26

O Cineteatro Paraíso, em Tomar, recebe, no dia 26, a estreia do documentário “Marca d’água”, de João Luz, que, a partir das extintas fábricas…

Marcelo elogia tradição e juventude da Festa dos Tabuleiros, em Tomar

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou haver na Festa do Tabuleiros, em Tomar, componentes de história, tradição e juventude que justificam…