Os ofertórios das missas de Natal e de Ano Novo, que o Santuário de Fátima, destinou à Diocese de Pemba, em Moçambique, renderam 13.397,34 euros.

A verba, “significativa atendendo às limitações de participação impostas aos peregrinos”, nomeadamente no Ano Novo, com recolher obrigatório às 13h00 e proibição de circulação entre concelhos, será transferida de imediato para a conta da Diocese conforme foi comunicado já ao bispo de Pemba, Luiz Lisboa, pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas.

“É um bom resultado, que manifesta a generosidade dos peregrinos, mas é também consequência de todas as limitações que impossibilitaram os peregrinos de participar nas celebrações de Fátima”, adianta o padre Carlos Cabecinhas, citado pela instituição.

A província de Cabo Delgado está desde há mais de três anos sob ataque de insurgentes e algumas das incursões passaram a ser reivindicadas desde 2019 pelo grupo ‘jihadista’ Al Shabab.

A violência está a provocar uma crise humanitária com mais de 2.400 mortes e 560 mil pessoas deslocadas, sem habitação, nem alimentos, concentrando-se sobretudo na capital provincial, Pemba.

Leia também...

Santarém com Wi-fi gratuito no Centro histórico

  A Câmara Municipal de Santarém implementou um sistema de Wi-fi “inteligente” no Centro Histórico da Cidade, para permitir aos seus habitantes e visitantes…

Grupo de Santarém muda de Cabo

A Corrida de hoje, sábado, dia 10 de Junho, na Monumental “Celestino Graça” fica marcada pela transmissão de poderes no prestigiado Grupo de Forcados…

Departamento de Psiquiatria expõe “Obras de Todos” na entrada do hospital de Santarém

O projeto “OficINa – Arte Bruta Inclusiva”, do Departamento de Psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém (HDS), inaugura, no próximo dia 27, na entrada…

Inscrições abertas para a nova época de futsal do Vitória Clube de Santarém

Está a iniciar mais uma temporada de futsal no Vitória Clube de Santarém! O mês de Setembro marca o regresso em pleno dos treinos…