Os ofertórios das missas de Natal e de Ano Novo, que o Santuário de Fátima, destinou à Diocese de Pemba, em Moçambique, renderam 13.397,34 euros.

A verba, “significativa atendendo às limitações de participação impostas aos peregrinos”, nomeadamente no Ano Novo, com recolher obrigatório às 13h00 e proibição de circulação entre concelhos, será transferida de imediato para a conta da Diocese conforme foi comunicado já ao bispo de Pemba, Luiz Lisboa, pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas.

“É um bom resultado, que manifesta a generosidade dos peregrinos, mas é também consequência de todas as limitações que impossibilitaram os peregrinos de participar nas celebrações de Fátima”, adianta o padre Carlos Cabecinhas, citado pela instituição.

A província de Cabo Delgado está desde há mais de três anos sob ataque de insurgentes e algumas das incursões passaram a ser reivindicadas desde 2019 pelo grupo ‘jihadista’ Al Shabab.

A violência está a provocar uma crise humanitária com mais de 2.400 mortes e 560 mil pessoas deslocadas, sem habitação, nem alimentos, concentrando-se sobretudo na capital provincial, Pemba.

Leia também...

BONS SONS dá as boas-vindas ao fim-de-semana com música e cinema

A música portuguesa já se instalou em Cem Soldos. As tendas estão montadas, o amor de verão está no ar e as casas, as…

Santarém associa-se à iniciativa “Outubro Rosa – Mês de Prevenção do Cancro da Mama”

O Município de Santarém associa-se à iniciativa “Outubro Rosa – Mês de Prevenção do Cancro da Mama” da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com…

HDS e IPSantarém assinam protocolo para ensino, investigação e prestação de serviço à comunidade

Documento visa regular relação entre as duas instituições.

Quercus acusa empresas de fazerem obras em Reserva Ecológica na freguesia de Fátima

A associação ambientalista Quercus acusou hoje empresas do grupo Verdasca de construírem um aterro e pavilhões na freguesia de Fátima, concelho de Ourém, em…