Os ofertórios das missas de Natal e de Ano Novo, que o Santuário de Fátima, destinou à Diocese de Pemba, em Moçambique, renderam 13.397,34 euros.

A verba, “significativa atendendo às limitações de participação impostas aos peregrinos”, nomeadamente no Ano Novo, com recolher obrigatório às 13h00 e proibição de circulação entre concelhos, será transferida de imediato para a conta da Diocese conforme foi comunicado já ao bispo de Pemba, Luiz Lisboa, pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas.

“É um bom resultado, que manifesta a generosidade dos peregrinos, mas é também consequência de todas as limitações que impossibilitaram os peregrinos de participar nas celebrações de Fátima”, adianta o padre Carlos Cabecinhas, citado pela instituição.

A província de Cabo Delgado está desde há mais de três anos sob ataque de insurgentes e algumas das incursões passaram a ser reivindicadas desde 2019 pelo grupo ‘jihadista’ Al Shabab.

A violência está a provocar uma crise humanitária com mais de 2.400 mortes e 560 mil pessoas deslocadas, sem habitação, nem alimentos, concentrando-se sobretudo na capital provincial, Pemba.

Leia também...

Comboio de Natal de Rio Maior incendiado na madrugada de hoje

O comboio de Natal contratado pela Câmara de Rio Maior, distrito de Santarém, foi vandalizado hoje de madrugada, tendo a GNR identificado uma pessoa…

Chamusca mantém a tradição e apanha a espiga em Quinta-Feira de Ascensão

A União de Freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande realiza no próximo dia 18 de Maio o tradicional evento “Apanha da Espiga em Quinta-Feira…

PJ faz buscas na Câmara de Ourém e em três empresas

A Polícia Judiciária (PJ) fez hoje buscas na Câmara de Ourém e em três empresas no âmbito de uma investigação sobre alegados crimes de…

Alentejo e Ribatejo ‘Destino nacional convidado’ da BTL 2025

A Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo estará presente na próxima edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa como ‘Destino…