Os ofertórios das missas de Natal e de Ano Novo, que o Santuário de Fátima, destinou à Diocese de Pemba, em Moçambique, renderam 13.397,34 euros.

A verba, “significativa atendendo às limitações de participação impostas aos peregrinos”, nomeadamente no Ano Novo, com recolher obrigatório às 13h00 e proibição de circulação entre concelhos, será transferida de imediato para a conta da Diocese conforme foi comunicado já ao bispo de Pemba, Luiz Lisboa, pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas.

“É um bom resultado, que manifesta a generosidade dos peregrinos, mas é também consequência de todas as limitações que impossibilitaram os peregrinos de participar nas celebrações de Fátima”, adianta o padre Carlos Cabecinhas, citado pela instituição.

A província de Cabo Delgado está desde há mais de três anos sob ataque de insurgentes e algumas das incursões passaram a ser reivindicadas desde 2019 pelo grupo ‘jihadista’ Al Shabab.

A violência está a provocar uma crise humanitária com mais de 2.400 mortes e 560 mil pessoas deslocadas, sem habitação, nem alimentos, concentrando-se sobretudo na capital provincial, Pemba.

Leia também...

Despiste de viatura ligeira provoca um ferido e condiciona o trânsito na EN 114

Um despiste de uma viatura ligeira de passageiros provocou um ferido grave e o condicionamento do trânsito na Estrada Nacional 114, na tarde desta…

Cerca de 20 concelhos do interior Norte e Centro e Algarve em risco máximo de incêndio

Cerca de 20 concelhos dos distritos de Bragança, Santarém, Castelo Branco e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português…

Noite Europeia dos Investigadores 2024 promove ciência em Alcanena

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI2024) regressa no dia 27 de setembro com uma programação que visa aproximar o público dos cientistas. O Centro…

Misericórdia de Almeirim oferece serviço de babysitting aos profissionais da linha da frente

A Santa Casa da Misericórdia de Almeirim e o Re-colour de Santarém lançaram o projecto “Pequenos Heróis – ficamos com os teus para cuidares…