Foto de Ilustrativa
Foto de Ilustrativa

O município de Sardoal vai assinar um protocolo com o Governo para construir 16 habitações a custos acessíveis, orçadas em 2,7 milhões de euros, notícia entendida como “muito importante” na abertura das festas do concelho.

“Em boa hora temos esta estratégia de habitação que o Governo implementou, e muito bem, com financiamento PRR [Plano de Recuperação e Resiliência], porque na verdade é uma dificuldade que nós temos, sentida há muito tempo, de casas para arrendar”, disse hoje à Lusa Miguel Borges (PSD), presidente da Câmara de Sardoal, relativamente a um protocolo que vai ser assinado em pleno feriado municipal com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), em cerimónia onde é aguardada também a ministra da Habitação, Marina Gonçalves.

O autarca de Sardoal disse que a assinatura do protocolo, momento que marca a abertura das festas do concelho, “é muito importante”, tendo feito notar que “a procura tem sido grande, com o mercado habitacional praticamente esgotado, não só de novas casas como também para arrendamento”.

Os 16 fogos que “vão ser construídos de raiz em quatro blocos, com dois pisos, garagens individuais e de tipologia T1, T2 e T3”, no denominado Parque Habitacional da Fonte da Estrada, integra o ‘Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis’ e representa um investimento de 2,7 ME, financiados a 100% na sequência de uma candidatura do município ao programa 1.º Direito do PRR.

No total, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH), e em articulação com o IHRU, Sardoal tem projetados “cerca de cinco milhões de euros para reabilitar habitações no âmbito do 1.º Direito, ou seja, uma habitação condigna, num horizonte temporal até 2025”, tendo também inscrito a “construção de novas habitações para custos controlados e a requalificação dos prédios da Tapada da Torre”, destacou Miguel Borges.

Os quatro prédios da Tapada da Torre, com 32 fogos destinados a habitação social e que começaram a ser habitados em 1992, já foram objeto de contrato, assinado em junho com o IHRU, no valor de 1,2 ME, e vão ser reabilitados após uma candidatura do município ao programa 1º Direito do Plano de Recuperação e Resiliência, estando a empreitada “em fase de adjudicação”.

As Festas do Concelho, que decorrem entre sexta-feira e domingo, “celebram os 492 anos da elevação de Sardoal à categoria de Vila, por Carta de Mercê, passada por D. João III, em 22 de setembro de 1531”, indica o município, em nota de imprensa. 

Concertos, exposições, teatro, mostra de atividades económicas, gastronomia e desporto fazem parte do programa, entre outras atividades.

Leia também...

Aliança apresenta toureiro Pedrito de Portugal como número dois por Santarém

O partido Aliança, que tem como presidente Pedro Santana Lopes, tem divulgado os cabeças-de-lista dos vários círculos às eleições legislativas de 6 de Outubro.…

Trinta e cinco concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio 

Trinta e cinco concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Guarda e Viseu apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo…

A floresta e a sua sustentabilidade em debate na Agroglobal

No âmbito da IX edição da Agroglobal, que está a decorrer no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, realizou-se, no…

JMJ: Imagem da Capelinha das Aparições estará na missa final da Jornada

 A imagem de Nossa Senhora de Fátima que se venera na Capelinha das Aparições vai estar no altar do Parque Tejo na celebração final…