O Santuário de Fátima recebe no dia 01 de Outubro a nona peregrinação da comunidade surda, que sublinha a atenção à inclusão dispensada pelos responsáveis pelo principal templo mariano do país.

A peregrinação é dinamizada pelo Santuário em conjunto com o seu grupo de língua gestual portuguesa e inclui, além dos momentos celebrativos, uma vertente formativa sobre liturgia e uma visita à exposição temporária do santuário.

“A realização anual desta peregrinação sinaliza e concretiza a atenção à inclusão que vem sendo cuidada e progressivamente incrementada no Santuário”, sublinhou André Pereira, diretor do Departamento de Acolhimento e Pastoral do Santuário de Fátima, citado na página do Santuário de Fátima na Internet.

Por seu turno, o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, realçou a oportunidade de encontro, de convívio e de oração, que é proporcionada à comunidade surda.

A peregrinação de 01 de outubro – cujas cerimónias serão presididas pelo padre Ronaldo Araújo – inicia-se com o acolhimento junto à Cruz Alta, às 10:00, seguindo-se um momento catequético-formativo e uma celebração penitencial. Após o almoço, será celebrada a missa da peregrinação, com interpretação em língua gestual portuguesa na Basílica da Santíssima Trindade.

A peregrinação termina com uma visita guiada à exposição “Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória”, no Convivium de Santo Agostinho.

A primeira peregrinação da comunidade surda realizou-se em setembro de 2015, depois de o Santuário ter assumido no seu calendário celebrativo semanal uma missa com interpretação em língua gestual portuguesa.

O Santuário de Fátima disponibiliza interpretação em língua gestual portuguesa na missa dominical das 15:00, na Basílica da Santíssima Trindade, e da missa das 11:00 do primeiro dia da semana, nos ecrãs do recinto, durante o horário de verão.

As celebrações das peregrinações internacionais aniversárias têm também interpretação em língua gestual portuguesa.

Leia também...

Câmara Municipal de Salvaterra de Magos financia compra de ambulância para os Bombeiros Voluntários

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai financiar integralmente a compra…

Rio Maior assinalou Dia Internacional da Paz

Rio Maior assinalou o Dia Internacional da Paz com música e desenhos…

Cartaxo celebra 25 de Abril

As Comemorações do 50.º Aniversário do 25 de abril de 1974 tiveram…

Freguesia de Almoster recebe apoio municipal para elaboração de projecto de execução do Centro de Saúde

O Município de Santarém aprovou a atribuição de um apoio financeiro, no…