A Schola Cantorum da Catedral de Santarém (SCCS) e a Orquestra de Cascais e Oeiras (OCCO) realizaram no passado dia 5 de Outubro, um concerto que assinalou o encerramento do Jubileu dos 50 anos da Diocese de Santarém, bem como o término da IX Mostra de Doces Conventuais e Artes do Mosteiro.
Sob a direcção do maestro Nikolay Lalov, o programa foi inteiramente preenchido por obras de Mozart e dividiu-se em duas partes, a primeira das quais exclusivamente instrumental, com a interpretação de oito sonatas de igreja (K245, K328, K241, K69, K212, K67, K145 e K68), executadas pela secção de cordas da OCCO.
Na segunda parte, entraram em cena os restantes músicos da orquestra, especificamente naipes de sopros e percussão, os cantores da SCCS e os quatro solistas Sofia David (soprano), Ana Ferro (contralto), Gerson Coelho (tenor), e João Merino (baixo), “para interpretar a obra a famosa Missa em Dó maior K. 317, ou Missa da Coroação, com os andamentos Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus & Benedictus, e Agnus Dei”, revela a SCCS em comunicado.
“A música de Mozart constitui um louvor justo à grandeza de Deus celebrada neste ano jubilar”, afirmou David Paccetti Correia, director artístico da Schola Cantorum da Catedral de Santarém, que considerou ainda que o presente concerto “finalizou de forma magnífica o ano jubilar da Diocese de Santarém”.
O trabalho de equipa preparatório envolveu, ao longo de meses, dezenas de cantores profissionais e de coralistas não profissionais, sob a orientação de uma equipa de maestros: Rosário Correia, Miguel La Feria, Diogo Moura Lopes e o próprio David Paccetti Correia, que afirma que “os resultados correspondem à expectativa, foram concretizados num concerto inesquecível”.
Estiveram presentes, em representação da Diocese de Santarém, entidade anfitriã, o vigário geral Pe. Aníbal Vieira e o Diác. Paulo Campino, sendo que outras entidades também se fizeram representar: Câmara Municipal de Santarém, pelo vereador Nuno Domingos; União de Freguesias, pelo tesoureiro Marcelo Morgado; Santa Casa da Misericórdia, pelo mesário Gonçalo Sepúlveda e pela técnica Anabela Neves; Associação Comercial Empresarial e Serviços de Santarém, por Helena Vítor; e Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, pela directora Adélia Esteves.
O evento, organizado pela SCCS em parceria com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, contou com o apoios da Câmara Municipal de Santarém, da União das Freguesias de Santarém, da Associação Comercial Empresarial e Serviços de Santarém, do Museu Diocesano de Santarém, da empresa Irricampo – sistemas de rega, e da Antena 2.
O concerto marcou ainda o início da Temporada de Música 25/26 da Schola Cantorum da Catedral de Santarém, programação que incluirá, além de serviços musicais frequentes em missas da Catedral, a missa cantada no Festival de Órgão de Santarém, no dia 30 de Novembro, na Sé, e um Concerto de Reis, no dia 10 de Janeiro, no Palácio Fronteira, em Lisboa.