A Schola Cantorum da Catedral de Santarém (SCCS) e a Orquestra de Cascais e Oeiras (OCCO) realizaram no passado dia 5 de Outubro, um concerto que assinalou o encerramento do Jubileu dos 50 anos da Diocese de Santarém, bem como o término da IX Mostra de Doces Conventuais e Artes do Mosteiro.
Sob a direcção do maestro Nikolay Lalov, o programa foi inteiramente preenchido por obras de Mozart e dividiu-se em duas partes, a primeira das quais exclusivamente instrumental, com a interpretação de oito sonatas de igreja (K245, K328, K241, K69, K212, K67, K145 e K68), executadas pela secção de cordas da OCCO.
Na segunda parte, entraram em cena os restantes músicos da orquestra, especificamente naipes de sopros e percussão, os cantores da SCCS e os quatro solistas Sofia David (soprano), Ana Ferro (contralto), Gerson Coelho (tenor), e João Merino (baixo), “para interpretar a obra a famosa Missa em Dó maior K. 317, ou Missa da Coroação, com os andamentos KyrieGloriaCredoSanctus & Benedictus, e Agnus Dei”, revela a SCCS em comunicado.
“A música de Mozart constitui um louvor justo à grandeza de Deus celebrada neste ano jubilar”, afirmou David Paccetti Correia, director artístico da Schola Cantorum da Catedral de Santarém, que considerou ainda que o presente concerto “finalizou de forma magnífica o ano jubilar da Diocese de Santarém”.
O trabalho de equipa preparatório envolveu, ao longo de meses, dezenas de cantores profissionais e de coralistas não profissionais, sob a orientação de uma equipa de maestros: Rosário Correia, Miguel La Feria, Diogo Moura Lopes e o próprio David Paccetti Correia, que afirma que “os resultados correspondem à expectativa, foram concretizados num concerto inesquecível”.
Estiveram presentes, em representação da Diocese de Santarém, entidade anfitriã, o vigário geral Pe. Aníbal Vieira e o Diác. Paulo Campino, sendo que outras entidades também se fizeram representar: Câmara Municipal de Santarém, pelo vereador Nuno Domingos; União de Freguesias, pelo tesoureiro Marcelo Morgado; Santa Casa da Misericórdia, pelo mesário Gonçalo Sepúlveda e pela técnica Anabela Neves; Associação Comercial Empresarial e Serviços de Santarém, por Helena Vítor; e Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, pela directora Adélia Esteves.
O evento, organizado pela SCCS em parceria com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, contou com o apoios da Câmara Municipal de Santarém, da União das Freguesias de Santarém, da Associação Comercial Empresarial e Serviços de Santarém, do Museu Diocesano de Santarém, da empresa Irricampo – sistemas de rega, e da Antena 2.
O concerto marcou ainda o início da Temporada de Música 25/26 da Schola Cantorum da Catedral de Santarém, programação que incluirá, além de serviços musicais frequentes em missas da Catedral, a missa cantada no Festival de Órgão de Santarém, no dia 30 de Novembro, na Sé, e um Concerto de Reis, no dia 10 de Janeiro, no Palácio Fronteira, em Lisboa.
Leia também...

Há um poeta que há 11 semanas entrega “poemas quentinhos ao domicílio todas as manhãs”

Foto: Zé Paulo Marques “Ai que prazer / Não cumprir um dever, / Ter um livro para ler / e não o fazer!”. É…

“Sector 9” apresenta cartéis da Temporada para Santarém

A Associação “Sector 9” apresentou, oficialmente, esta manhã, os três cartéis da temporada na Monumental “Celestino Graça”, numa sessão muito participada que reuniu artistas,…

“Queremos colocar o património de Pernes à disposição das gerações actuais e vindouras”

João Duarte, Associação Pernes Medieval e Vera Cardoso, Rotas Culturais e da Natureza As Rotas Culturais e de Natureza de Pernes serão apresentadas ao…

Primeiro original português da Netflix está a ser gravado na aldeia de Glória do Ribatejo

Foto: Cláudio Marques // CreativeBox.pt A série “Glória”, um ‘thriller’ passado durante a Guerra Fria, com realização de Tiago Guedes, é o primeiro projecto…