A aldeia de Monsanto e seis igrejas nacionais, entre elas a Sé Catedral de Santarém, serviram de pano de fundo para “Deus menino”, espectáculo de dança, ‘videomapping’ e música que a Vortice Dance estreia, ‘online’, a 24 de dezembro.

A nova produção, que a Câmara Municipal de Santarém apoiou com cerca de 5 mil euros, procura recriar “o ambiente de Natal num contexto de pandemia”, avança a Vortice em comunicado.

A companhia que tem sede em Fátima, inspirou-se no nascimento de Jesus e “na essência mais íntima da mensagem de Natal: o Amor”, sentimento que “não pode ser esquecido neste [Natal], mesmo que vivido em plena pandemia”.  

Neste projeto artístico participam os bailarinos da companhia, David Silva, Bruno Paredes, Maria Barreto, Cláudia Martins e Rafael Carriço, e vários convidados com ligações aos concelhos onde estão os espaços usados nas gravações: o guitarrista Custódio Castelo, o saxofonista Henk Van Twitter, o violinista Pedro Carneiro e os organistas David Passetti Correia e Miguel Galaghar.

“Deus menino” conta também com a participação do quarteto “As adufeiras de Monsanto”, do grupo de música de câmara Tremissis, do Coro de Câmara do Conservatório de Música de Santarém e do Coro da Paróquia de São Pedro de Lourosa.

A produção decorreu na Catedral de Santarém, Sé de Castelo Branco, Museu de Aveiro – Santa Joana, Igreja Moçárabe de São Pedro de Lourosa, em Oliveira do Hospital, Igreja Matriz de Valongo, Igreja Matriz de Idanha-a-Nova e nas paisagens da aldeia de Monsanto.

Segundo a Vortice, as cenas foram gravadas ao longo dos últimos três meses, tanto no interior como no exterior dos edifícios, captando “a exuberância da arquitectura, animada com a cor e a luz da videografia, através da técnica de ‘videomapping’”, num diálogo com a coreografia e a acção dos intérpretes. 

“Dança-se à luz de um presente incerto, a ideia de recomeço e de esperança no futuro”, resume o coreógrafo Rafael Carriço, da Vortice, no comunicado divulgado. 

A versão filmada da peça será transmitida pela internet no Facebook da companhia Vortice, no dia 24 de dezembro, às 22h30. 

Leia também...

164 anos do caminho de ferro em Portugal

Foto: Locomotiva “Andorinha” Ano de construção 1857, Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento, Eduardo Branco, 2020 Na manhã do dia 28 de Outubro de 1856,…

Centro Cultural Regional de Santarém celebra raízes com 45 anos e novos horizontes em exposição comemorativa

“Raízes e Novos Horizontes” é o tema da exposição que assinala 45 anos de existência do Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS) e que…

Blaya e Anjos nas Festas de São Miguel Arcanjo em Marinhais

As Festas em Honra de São Miguel Arcanjo decorrem de 31 de Julho a 5 de Agosto em Marinhais com espectáculos musicais, tasquinhas, artesanato,…

Sardoal recebe a 6ª edição do Encontro Internacional de Piano

Entre 23 e 26 de Agosto.