O projecto estratégico de Erasmus+ “Lezíria Youth Goals – Juventude Ribatejo 2027”, promovido pela autarquia de Santarém, apresentou as conclusões e propostas para a juventude na Lezíria do Tejo, no passado fim-de-semana, 3 e 4 de Setembro, no Jardim das Portas do Sol, em Santarém.
Jovens, técnicos e decisores políticos da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo apresentaram as conclusões finais do projeto através do documento estratégico “Declaração de Santarém – Lezíria Youth Goals” que se apresenta como uma pré-estratégia para o desenvolvimento da participação juvenil na Lezíria do Tejo.
A proposta de memorando de entendimento estratégico da Lezíria do Tejo, “Declaração de Santarém – Lezíria Youth Goals”, reforça a pertinência da cooperação entre os Municípios da Lezíria do Tejo, organizações juvenis e órgãos governamentais públicos, identificando um processo de construção baseado na aprendizagem, participação e inclusão de todos os actores envolvidos nas Políticas de Juventude e das suas organizações.
“Com este seminário final apresentámos a estratégia para a juventude na nossa região da Lezíria do Tejo”, explicou Ricardo Rato, promotor do projecto e vereador da juventude do Município de Santarém.
Com este projecto, o Município de Santarém, envolveu a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e todos os Conselhos Municipais de Juventude dos Municípios que a integram no sentido de entusiasmar jovens, técnicos de Juventude e decisores políticos com as oportunidades reais que a Europa apresenta aos jovens através do novo Programa Erasmus + e a possibilidade de se criarem oportunidades reais para o futuro dos jovens no território da Lezíria do Tejo.
Durante a iniciativa foram realizados quatro seminários temáticos descentralizados pelos Municípios da Comunidade Intermunicipal, designadamente, Coruche, Chamusca, Rio Maior e Alpiarça.
Ricardo Rato salienta a importância do projeto que envolveu jovens, técnicos de juventude e decisores políticos com o objectivo de estimular e fortalecer as políticas de juventude na comunidade intermunicipal.
“Não podemos querer desenhar políticas de juventude sem o apoio e a participação dos jovens, com este projeto envolvemos jovens de toda a Lezíria e abordámos as oportunidades reais que a Europa apresenta para o futuro dos jovens”, reforçou o vereador.