O projecto estratégico de Erasmus+ “Lezíria Youth Goals – Juventude Ribatejo 2027”, promovido pela autarquia de Santarém, apresentou as conclusões e propostas para a juventude na Lezíria do Tejo, no passado fim-de-semana, 3 e 4 de Setembro, no Jardim das Portas do Sol, em Santarém.

Jovens, técnicos e decisores políticos da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo apresentaram as conclusões finais do projeto através do documento estratégico “Declaração de Santarém – Lezíria Youth Goals” que se apresenta como uma pré-estratégia para o desenvolvimento da participação juvenil na Lezíria do Tejo.

A proposta de memorando de entendimento estratégico da Lezíria do Tejo, “Declaração de Santarém – Lezíria Youth Goals”, reforça a pertinência da cooperação entre os Municípios da Lezíria do Tejo, organizações juvenis e órgãos governamentais públicos, identificando um processo de construção baseado na aprendizagem, participação e inclusão de todos os actores envolvidos nas Políticas de Juventude e das suas organizações.

“Com este seminário final apresentámos a estratégia para a juventude na nossa região da Lezíria do Tejo”, explicou Ricardo Rato, promotor do projecto e vereador da juventude do Município de Santarém.

Com este projecto, o Município de Santarém, envolveu a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e todos os Conselhos Municipais de Juventude dos Municípios que a integram no sentido de entusiasmar jovens, técnicos de Juventude e decisores políticos com as oportunidades reais que a Europa apresenta aos jovens através do novo Programa Erasmus + e a possibilidade de se criarem oportunidades reais para o futuro dos jovens no território da Lezíria do Tejo.

Durante a iniciativa foram realizados quatro seminários temáticos descentralizados pelos Municípios da Comunidade Intermunicipal, designadamente, Coruche, Chamusca, Rio Maior e Alpiarça.

Ricardo Rato salienta a importância do projeto que envolveu jovens, técnicos de juventude e decisores políticos com o objectivo de estimular e fortalecer as políticas de juventude na comunidade intermunicipal.

“Não podemos querer desenhar políticas de juventude sem o apoio e a participação dos jovens, com este projeto envolvemos jovens de toda a Lezíria e abordámos as oportunidades reais que a Europa apresenta para o futuro dos jovens”, reforçou o vereador.

Leia também...

Distrito de Santarém tem 1800 alunos inscritos na Escola Missão Continente

Mais de 1800 alunos, de 20 escolas do distrito de Santarém, participam no programa educativo Escola Missão Continente 2021/2022, dedicado à promoção e sensibilização…

Projecto europeu destacou trabalho de duas alunas da Escola Secundária do Cartaxo

O Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo venceu duas das cinco categorias propostas pela Academia Júnior eTwinning (AJE) 2023 com trabalhos de duas…

LabMóvel regressou a Alpiarça

Entre os dias 5 a 9 de fevereiro, os alunos do 1º ciclo tiveram a oportunidade de explorar o Laboratório Móvel de Inovação e…

João Coroado eleito presidente do IPT

João Paulo Coroado é o novo presidente do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), tendo sido hoje eleito para um mandato de quatro anos, com…