O projecto estratégico de Erasmus+ “Lezíria Youth Goals – Juventude Ribatejo 2027”, promovido pela autarquia de Santarém, apresentou as conclusões e propostas para a juventude na Lezíria do Tejo, no passado fim-de-semana, 3 e 4 de Setembro, no Jardim das Portas do Sol, em Santarém.

Jovens, técnicos e decisores políticos da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo apresentaram as conclusões finais do projeto através do documento estratégico “Declaração de Santarém – Lezíria Youth Goals” que se apresenta como uma pré-estratégia para o desenvolvimento da participação juvenil na Lezíria do Tejo.

A proposta de memorando de entendimento estratégico da Lezíria do Tejo, “Declaração de Santarém – Lezíria Youth Goals”, reforça a pertinência da cooperação entre os Municípios da Lezíria do Tejo, organizações juvenis e órgãos governamentais públicos, identificando um processo de construção baseado na aprendizagem, participação e inclusão de todos os actores envolvidos nas Políticas de Juventude e das suas organizações.

“Com este seminário final apresentámos a estratégia para a juventude na nossa região da Lezíria do Tejo”, explicou Ricardo Rato, promotor do projecto e vereador da juventude do Município de Santarém.

Com este projecto, o Município de Santarém, envolveu a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e todos os Conselhos Municipais de Juventude dos Municípios que a integram no sentido de entusiasmar jovens, técnicos de Juventude e decisores políticos com as oportunidades reais que a Europa apresenta aos jovens através do novo Programa Erasmus + e a possibilidade de se criarem oportunidades reais para o futuro dos jovens no território da Lezíria do Tejo.

Durante a iniciativa foram realizados quatro seminários temáticos descentralizados pelos Municípios da Comunidade Intermunicipal, designadamente, Coruche, Chamusca, Rio Maior e Alpiarça.

Ricardo Rato salienta a importância do projeto que envolveu jovens, técnicos de juventude e decisores políticos com o objectivo de estimular e fortalecer as políticas de juventude na comunidade intermunicipal.

“Não podemos querer desenhar políticas de juventude sem o apoio e a participação dos jovens, com este projeto envolvemos jovens de toda a Lezíria e abordámos as oportunidades reais que a Europa apresenta para o futuro dos jovens”, reforçou o vereador.

Leia também...

Instituto Politécnico de Santarém regista aumento de vagas pelo terceiro ano consecutivo

Instituição disponibilizou um total de 971 vagas em 19 licenciaturas.

Escolas de Ferreira do Zêzere vão ter novos laboratórios já a partir do próximo ano lectivo

A DGESTE entregou formalmente esta sexta-feira, 12 de Abril, o protocolo de…

Maratona tecnológica juntou 84 jovens de todo o país em Tomar

A maratona tecnológica CityHack, promovida pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT), juntou,…

“Há muitos receios e a gestão do medo e da insegurança é complexa”

Ana Cláudia Cohen – Directora do Agrupamento de Escolas de Alcanena Como…