“Apanharam a azeitona ferraram com a rama ao chão” foi o nome dado ao quadro etnográfico que as Gentes de Almeirim apresentaram no Cine Teatro de Almeirim no passado dia 2 de Fevereiro.   

Para celebrar o 7º aniversário da Instituição das Gentes de Almeirim quis este grupo retratar a vivência desta comunidade no primeiro quartel do século XX com a saída da azeitona do Olival para o lagar do azeite onde não faltaram as modas bailadas, o transporte das sacas até ao lagar onde se discutem as partes a dar de azeite em relação à azeitona entregue não faltando o rabisco da azeitona feito pelas mulheres e a serem apanhadas pelo guarda das propriedades.

Por ser o dia de Nossa Senhoras das Candeias e por ser o dia do 7º aniversário “formal” das Gentes de Almeirim foi também noite de homenagem a um homem que ao longo da vida sempre se dedicou ao Associativismo. Firmino Constantino.

Um serão recheado de tradições desde o Mondego até ao Alentejo onde de modo festivo foi celebrado mais um aniversário das Gentes de Almeirim e onde foi homenageado o ancião deste grupo o Firmino Constantino pelo contributo prestado através do associativismo à comunidade Almeirante desde a sua juventude reconhecendo o seu trabalho nos diversos movimentos por onde foi passando e contribuiu para a história local.

Leia também...

União de Santarém vence a Taça do Ribatejo e faz a dobradinha

A União Desportiva de Santarém venceu o Grupo Desportivo Coruchense na final da Taça do Ribatejo com uma vitória por 2-0, este domingo 12…

Câmara de Santarém investe 2,2 milhões de euros na conservação de estradas

A Câmara Municipal de Santarém anunciou um investimento superior a dois milhões e duzentos mil euros para melhorar as condições de circulação e segurança…

GNR de Coruche apreende 28900 euros em notas falsas

A GNR de Coruche apreendeu 28.900 euros em notas falsas, durante uma acção em que foram apreendidos também 3.300 quilos de pinhões, com um…

Enfermeiros em protesto no Médio Tejo por contagem do tempo de serviço

Os enfermeiros do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) reivindicaram hoje o desbloqueamento da avaliação para progressão nas carreiras, um processo que remonta a…