“Apanharam a azeitona ferraram com a rama ao chão” foi o nome dado ao quadro etnográfico que as Gentes de Almeirim apresentaram no Cine Teatro de Almeirim no passado dia 2 de Fevereiro.   

Para celebrar o 7º aniversário da Instituição das Gentes de Almeirim quis este grupo retratar a vivência desta comunidade no primeiro quartel do século XX com a saída da azeitona do Olival para o lagar do azeite onde não faltaram as modas bailadas, o transporte das sacas até ao lagar onde se discutem as partes a dar de azeite em relação à azeitona entregue não faltando o rabisco da azeitona feito pelas mulheres e a serem apanhadas pelo guarda das propriedades.

Por ser o dia de Nossa Senhoras das Candeias e por ser o dia do 7º aniversário “formal” das Gentes de Almeirim foi também noite de homenagem a um homem que ao longo da vida sempre se dedicou ao Associativismo. Firmino Constantino.

Um serão recheado de tradições desde o Mondego até ao Alentejo onde de modo festivo foi celebrado mais um aniversário das Gentes de Almeirim e onde foi homenageado o ancião deste grupo o Firmino Constantino pelo contributo prestado através do associativismo à comunidade Almeirante desde a sua juventude reconhecendo o seu trabalho nos diversos movimentos por onde foi passando e contribuiu para a história local.

Leia também...
Foto de Arquivo

Duas pessoas detidas por posse de armas de fogo incluindo metralhadora

A PSP anunciou a detenção de um homem e de uma mulher…

Recolha de donativos nas farmácias beneficia os ribatejanos mais afectados pela pandemia

Este Natal, pelo quarto ano consecutivo irá decorrer nas Farmácias do distrito…

Concelho da Chamusca elegível na medida de apoio à mobilidade profissional para o interior

O Governo lançou a medida “Emprego Interior MAIS – Mobilidade Apoiada para…

Município de Santarém dá máscaras aos funcionários municipais e aos alunos do concelho

A Câmara Municipal de Santarém iniciou na passada segunda-feira, 14 de Dezembro,…