“Apanharam a azeitona ferraram com a rama ao chão” foi o nome dado ao quadro etnográfico que as Gentes de Almeirim apresentaram no Cine Teatro de Almeirim no passado dia 2 de Fevereiro.
Para celebrar o 7º aniversário da Instituição das Gentes de Almeirim quis este grupo retratar a vivência desta comunidade no primeiro quartel do século XX com a saída da azeitona do Olival para o lagar do azeite onde não faltaram as modas bailadas, o transporte das sacas até ao lagar onde se discutem as partes a dar de azeite em relação à azeitona entregue não faltando o rabisco da azeitona feito pelas mulheres e a serem apanhadas pelo guarda das propriedades.
Por ser o dia de Nossa Senhoras das Candeias e por ser o dia do 7º aniversário “formal” das Gentes de Almeirim foi também noite de homenagem a um homem que ao longo da vida sempre se dedicou ao Associativismo. Firmino Constantino.
Um serão recheado de tradições desde o Mondego até ao Alentejo onde de modo festivo foi celebrado mais um aniversário das Gentes de Almeirim e onde foi homenageado o ancião deste grupo o Firmino Constantino pelo contributo prestado através do associativismo à comunidade Almeirante desde a sua juventude reconhecendo o seu trabalho nos diversos movimentos por onde foi passando e contribuiu para a história local.