No âmbito do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, assinalado a 4 de fevereiro, o Serviço de Oncologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) organizou, esta segunda-feira, 6 de fevereiro, um conjunto de iniciativas destinadas aos utentes.
Ao intervir na abertura do evento, Sandra Bento, directora do Serviço de Oncologia do HDS, sensibilizou para a importância dos rastreios populacionais, que visam a deteção de lesões pré-clínicas, possibilitando o seu diagnóstico e tratamento atempado. Alertou ainda para a relevância de estar alerta para os sintomas de cancro, assim como para a adoção de estilos de vida saudáveis.
Em seguida, após apresentação do programa por Fátima Santos, enfermeira-chefe do Hospital de Dia de Oncologia, Nádia Sousa, formadora no Instituto de Emprego e Formação (IEFP) de Santarém na área da Estética, falou sobre a sua vivência enquanto doente oncológica, focando a importância da Estética como promotora da autoimagem e da massagem de relaxamento para o bem-estar do doente oncológico.
Isabel Santos, enfermeira especialista de reabilitação, sensibilizou para a importância do exercício físico. Por sua vez, Célia Mestre, enfermeira especialista em Saúde Comunitária, promoveu uma sessão de promoção da saúde através de risoterapia, realçando a importância do riso na capacitação para enfrentar a doença.
Ao longo do dia, os utentes do Serviço de Oncologia foram mimados com massagens de relaxamento e tratamentos de Estética, atividade promovida por uma turma de Estética do IEFP de Santarém. Houve espaço, também, para um momento musical, a cargo do Grupo Los Invictus. De destacar a realização de uma pequena exposição na entrada do Serviço de Oncologia, que reúne trabalhos de utentes, assim como “almofadas coração”, confecionadas pelo Grupo Fazendas de Almeirim – Dress a Girl, destinadas a mulheres com cancro de mama. Utentes e profissionais puderam também deixar uma mensagem num mural criado para o efeito.