Duas das mais mediáticas figuras de Sevilha – Curro Romero e “Morante de la Puebla” – serão distinguidas com o “Prémio Andalucía de Tauromaquia”. Nesta primeira edição, a Ganadaria de D. Eduardo de Miura e o filósofo Fernando Savater também serão homenageados.
O Conselheiro de Presidência e Interior da Andaluzia, a quem foi atribuída a responsabilidade de anunciar os premiados, afirmou que: “Enquanto Pedro Sánchez lidera um Governo anti-taurino, a Andaluzia possui um Governo assumidamente Taurino.”
Curro Romero será distinguido com o “Prémio Costillares” pela sua carreira taurina, e “Morante de la Puebla” será distinguido com o “Prémio Puerta Grande” pelo compromisso e valores que ajudam a promover a Tauromaquia. A ganadaria de Miura será agraciada com o “Prémio Verágua”, pelo tesouro genético do encaste Cabrera, e o filósofo Fernando Savater receberá o “Prémio Hemingway”, pela divulgação artística e pela defesa da Tauromaquia a nível mundial.
Nesta mesma oportunidade o célebre matador Juan António Ruiz “Espartaco” será homenageado com o Troféu Ayuntamiento de Sevilha. Os prémios serão entregues no Palácio de San Telmo, no próximo dia 9 de Fevereiro, em cerimónia presidida por Juan Manuel Moreno Bonilla, presidente do Governo andaluz.
Este reconhecimento insere-se na estratégia de fortalecer e celebrar a Tauromaquia na região andaluza, juntando-se ao projecto da criação da Rede de Municípios Taurinos e da renovação do Regulamento Taurino da Andaluzia. O Conselheiro António Sanz reuniu-se também com representantes da Associação de Escolas Taurinas da Andaluzia para reafirmar o compromisso autonómico com a promoção de novos talentos na Tauromaquia.