O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS), um dos três sindicatos constituintes da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), denunciou esta quinta-feira, 25 de Julho, a existência de vários Centros de Saúde da Lezíria “sem climatização adequada” e exige condições dignas para profissionais e utentes.

“Várias unidades do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria apresentam, ano após ano, problemas de climatização, especialmente durante a época de Verão”, refere um comunicado do sindicato, dando como exemplo unidades em Santarém, Coruche, Pontével, Golegã, Alpiarça, Couço, Almeirim e Salvaterra de Magos.

“Apesar das inúmeras solicitações, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) tem vindo sucessivamente a adiar a resolução do problema”, refere ainda. Lembrando que a região da Lezíria do Tejo, no distrito de Santarém, “é uma das mais quentes do país”, o Sindicato dos Médicos afirma que “não é tolerável que os profissionais e os utentes tenham que suportar temperaturas de mais de 35ºC nos gabinetes de trabalho, nas salas de tratamento, nas salas de espera ou na secretaria”.

“Em coerência com o emanado no Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) exige que a ARSLVT resolva os problemas verificados com a climatização e refrigeração do ACES da Lezíria. Para o SMZS, é da responsabilidade da ARSLVT assegurar condições dignas para os profissionais e para os utentes”, conclui a mesma nota.

Leia também...

Surto na Misericórdia de Mação com 61 pessoas infectadas e um óbito

Um total de 61 pessoas, entre utentes e funcionários, de um Lar…

Utente do Hospital de Santarém cria livro digital de apoio ao luto parental

Cíntia Michaelsen, utente do Hospital Distrital de Santarém (HDS), criou um livro…

Agravamento da pandemia suspende actividade não urgente nos hospitais do distrito

Os hospitais públicos da região de Lisboa e Vale do Tejo, onde…

Câmara de Ourém apoia até 35 mil euros Centro Hospitalar de Leiria

O Município de Ourém assinou um protocolo com o Centro Hospitalar de…