O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS), um dos três sindicatos constituintes da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), denunciou esta quinta-feira, 25 de Julho, a existência de vários Centros de Saúde da Lezíria “sem climatização adequada” e exige condições dignas para profissionais e utentes.

“Várias unidades do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria apresentam, ano após ano, problemas de climatização, especialmente durante a época de Verão”, refere um comunicado do sindicato, dando como exemplo unidades em Santarém, Coruche, Pontével, Golegã, Alpiarça, Couço, Almeirim e Salvaterra de Magos.

“Apesar das inúmeras solicitações, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) tem vindo sucessivamente a adiar a resolução do problema”, refere ainda. Lembrando que a região da Lezíria do Tejo, no distrito de Santarém, “é uma das mais quentes do país”, o Sindicato dos Médicos afirma que “não é tolerável que os profissionais e os utentes tenham que suportar temperaturas de mais de 35ºC nos gabinetes de trabalho, nas salas de tratamento, nas salas de espera ou na secretaria”.

“Em coerência com o emanado no Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) exige que a ARSLVT resolva os problemas verificados com a climatização e refrigeração do ACES da Lezíria. Para o SMZS, é da responsabilidade da ARSLVT assegurar condições dignas para os profissionais e para os utentes”, conclui a mesma nota.

Leia também...

Gripe A associada a casos graves mantém pressão hospitalar no Médio Tejo

A atividade gripal continua a manter elevada a pressão sobre os serviços de saúde do Médio Tejo, com destaque para a urgência do Hospital…

Requalificação da Urgência do Hospital de Abrantes recebe luz verde para avançar

As obras de requalificação do Serviço de Urgência do Hospital de Abrantes vão começar este mês depois de o Tribunal de Contas ter concedido…

ULS Lezíria reúne cuidados hospitalares e cuidados primários 

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) recebeu, no passado dia 18 de Janeiro, a primeira reunião que envolveu coordenadores das unidades funcionais dos cuidados…

Utentes do Médio Tejo querem fim de portagens e pedem mais qualidade nas urgências hospitalares

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) do Médio Tejo exigiu maior qualidade no serviço de urgência dos hospitais de Abrantes, Tomar e…