A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e o Agrocluster Ribatejo, voltam a centrar-se na bioeconomia, através da dinamização de um novo workshop, que se realizará na Startup Santarém no dia 7 de Junho. Desta vez, o tema em discussão será como pode a Ciência e a Tecnologia ter um efeito multiplicador na bioeconomia.

A Ciência e Tecnologia desempenham um papel fundamental na incorporação de inovação na bioeconomia, permitindo criar novas actividades, produtos ou serviços para empresas que exploram os recursos biológicos de forma sustentável, e apostam na sua valorização.

A sessão sob o tema “Ciência e Tecnologia como multiplicadores de bioeconomia”, que se realiza dia 7 de Junho, pelas 15h00, na Startup Santarém, centra-se na apresentação e discussão de soluções inovadoras de valorização agrícola, florestal e industrial, bem como na partilha de experiências empresariais no âmbito da bioeconomia.

A sessão de abertura conta com o acolhimento da Presidente da Direcção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, e do Presidente do Agrocluster Ribatejo, Carlos Lopes de Sousa, seguindo-se apresentação do projecto Bio-Ware, ao abrigo do qual se realiza o evento. No âmbito do programa do evento, a SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação tem como missão apresentar o roadmap de tecnologias para a bioeconomia, e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), dará a conhecer soluções de valorização agroflorestal, ilustrando com a apresentação de alguns casos de estudo.

Marca presença também a Universidade do Minho, que vai explicar como tornar mais “verde” a indústria alimentar, bem como a empresa Silicolife, Lda., enquanto exemplo empresarial na bioeconomia, no estudo de Benchmark do projecto Bio-Ware, que vai explicar como desenvolver novas vias biológicas para produzir compostos de interesse industrial.

As inscrições nesta 4.ª Mesa Redonda são gratuitas, mas obrigatórias. Os interessados devem registar a sua intenção de participação no portal da NERSANT, em www.nersant.pt. Para mais informações, estão disponíveis os contactos bioware@nersant.pt ou 249 839 500.

De referir que Bio-Ware visa a promoção da inovação e do empreendedorismo de forma a melhorar a comercialização dos resultados científicos associados à bioeconomia “Verde” (Agroflorestal) e à bioeconomia “Branca” (aplicações industriais e ambientais). Este projecto pretende sensibilizar e disseminar a importância da bioeconomia e da sua integração nos sectores relevantes para a região, promoção de lógicas de colaboração entre os actores nacionais direccionadas para a identificação e valorização de oportunidades de financiamento e promoção da geração de ideias em torno do desenvolvimento de projectos colaborativos entre empresas e entidades de ensino e de ciência e tecnologia.

O projecto, dinamizado pela NERSANT e pelo Agrocluster Ribatejo, conta com o co-financiamento do COMPETE 2020.

Leia também...

Sugal diz que campanha do tomate pode ter “rendimento agrícola recorde”

O Sugal Group afirmou que a campanha do tomate, que decorre até ao final do mês, está a ser “muito boa” e que, se…

“A sustentabilidade não é só a económica. É também social e ambiental”

A Quinta da Cholda situa-se no coração do Ribatejo. Fundada no princípio do século XX, desenvolve actualmente a sua actividade na produção de cereais,…

Investimento de 2 ME vai ligar terminal rodoferroviário no Entroncamento à Linha do Norte

A Infraestruturas de Portugal (IP) e a empresa O.J.E. Logistics assinaram na quarta-feira, 24 de Novembro, um protocolo para a construção da ligação do…

Trabalhadores de lares recebem formação em gestão de surtos

Os trabalhadores de lares vão receber formação na área da gestão de surtos, uma iniciativa que abrange quase 1.500 pessoas em todo o país…