Nos dias 12 a 14 de julho, a Reserva Natural do Cavalo Sorraia, em Alpiarça, foi palco do ‘Sorraia Fest’, um evento que exaltou a beleza da Arte Equestre num dos cenários mais deslumbrantes do Ribatejo. Mais do que um festival, o ‘Sorraia Fest’ é uma celebração da cultura equestre e um compromisso com a preservação do Cavalo Sorraia, uma raça única e emblemática do nosso país.
Apesar de o evento já ter chegado ao fim, foram três dias em que os visitantes puderam presenciar espetáculos equestres de tirar o fôlego, exposições informativas sobre o Cavalo Sorraia, degustações de produtos regionais e momentos musicais que animaram a festa. As crianças também tiveram um espaço dedicado, com actividades lúdicas e animação garantida.
Promovido pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Alpiarça, o ‘Sorraia Fest’ foi muito além de um simples festival equestre. Uma imersão completa na rica cultura ribatejana, com actividades para todos os gostos.
Do folclore às atuações dos DJs, passando pela música ao vivo, o festival ofereceu um programa diversificado que animou os visitantes. A arte equestre e o património da região ganharam um destaque com provas emocionantes, picarias e demonstrações de forcados, sem nunca esquecer as maravilhas da gastronomia local, que estavam representadas com degustação de vinhos, e nas tasquinhas com os pratos da cozinha e doçaria tradicionais de Alpiarça.
O ‘Sorraia Fest’ tem aumentado em popularidade nos últimos anos e tornou-se uma tradição já bem enraizada no concelho de Alpiarça, atraindo um público considerável de toda a região. De acordo com Sónia Sanfona, presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, “o ‘Sorraia Fest’ é a festa que celebra as tradições ribatejanas e a singularidade das nossas gentes. Traz-nos o melhor da Cultura Equestre, e ao mesmo tempo, possibilita a quem nos visita saber mais acerca desta espécie primitiva e única que é o Cavalo Sorraia, e o que tem sido feito ao longo dos anos para a mantermos e preservarmos.”
Neste fim-de-semana além das provas de vinhos, da Gala Equestre Miguel Fonseca e das provas equestres, também houve outras novices como as marchas populares, a picaria e a demonstração de treino de forcados.