Na sala-galeria Carlos Paredes, no edifício 2 da cooperativa, está patente uma exposição comemorativa do centenário do nascimento do dramaturgo e escritor Bernardo Santareno, que foi figura destacada na vida da cooperativa e para muitos o maior dramaturgo português do século XX.

A exposição foi montada pelo cenógrafo e artista visual Fernando Filipe e contou com o apoio de figuras relevantes da vida cultural e artística portuguesa, caso do encenador Carlos Avilez, fundador e director do Teatro Experimental de Cascais, e da encenadora e actriz Fernanda Lapa, entretanto falecida.

A exposição inclui 25 painéis que fornecem vasta informação sobre a vida e obra do médico que se tornou dramaturgo e escritor e teve as suas peças sempre vigiadas e cortadas pela censura da ditadura. Entre as suas obras mais marcantes conta-se “O Judeu”, sobre António José da Silva, advogado judeu nascido no Brasil que a Inquisição queimou na fogueira.

A obra de Bernardo Santareno foi também marcada pela sua experiência como médico de bordo nos barcos da pesca do bacalhau.

Esta exposição, cuja inauguração aconteceu no passado dia 06, foi atrasada devido à gravidade da pandemia constitui uma homenagem da cooperativa a um dos seus autores mais destacados e respeitados.

Um dos objectivos desta mostra é também dar a conhecer a sua obra ao público escolar, o que poderá ser conseguido através da sua previsível itinerância no futuro próximo.

Leia também...

Entroncamento enfeitado de flores durante 10 dias a partir de sexta-feira

A partir de sexta-feira e até dia 27, a 5.ª edição do…

Simpósio de Escultura de 18 de Maio a 02 de Junho no Entroncamento

O I Simpósio de Escultura do Entroncamento, que contará com a criação…

“Juntos, somos mais que Música”

O Coro do Círculo Cultural Scalabitano (CCS), actualmente composto por 36 elementos,…

Aceleras da Charneca organizam Motomagusto em Fazendas de Almeirim

O Motoclube ‘Aceleras da Charneca’ promove no próximo dia 23 de Novembro…