Foi a 6 de Setembro de 2013 que a NERSANT e o Município de Santarém assinaram um Protocolo para a cedência de instalações na Ex-Escola Prática de Cavalaria, para a instalação do CIES – Centro de Inovação Empresarial de Santarém/Startup de Santarém. Pela NERSANT assinou a então presidente da direção, Maria Salomé Rafael e, pelo Município de Santarém, o seu presidente Ricardo Gonçalves.

Com o Protocolo, e a candidatura a fundos comunitários para as obras de requalificação do espaço, no INALENTEJO, foi aprovada a verba de 213.887,29 euros. Como constava no Protocolo, competia à NERSANT o financiamento nacional e obras não previstas.

Passados 8 anos desta parceria de cedência das instalações, pode-se afirmar que os objectivos foram plenamente atingidos. Desde a inauguração a 19 de Março de 2015, já foi registado o acolhimento a 115 empresas, sendo que 51 ainda estão instaladas na Startup de Santarém, seja fisicamente ou virtualmente:

INCUBAÇÃO  INCUBAÇÃO    FÍSICA    VIRTUAL
Empresas Incubadas actualmente         51   24    27
Empresas que já não estão incubadas         64  
                                                     TOTAL        115   24    27

A Startup também tem tido a procura por parte de estrangeiros, ao abrigo do Startup Visa, havendo seis pedidos de incubação, dos quais cinco já se encontram com contratos de incubação.

Actualmente, o espaço encontra-se praticamente esgotado, restando seis espaços de cowrking partilhado.

A NERSANT, líder regional e nacional no apoio à criação de empresas, potenciou a sua actividade com esta infra-estrutura, que está bem localizada e apetrechada para apoiar os novos empreendedores. A NERSANT, com a dinamização do seu Ecossistema Empreendedor, tornou-se um player incontornável.

Desde 2013, foi possível:

  • Apoiar a criação de 580 empresas. Em 2020 foram 52;
  • Realizar 27 mercados de financiamento;
  • Realizar 10 Programas de Aceleração, de Ideias e Negócios;
  • Concretizar 8974 ações de Capacitação;
  • Trabalhou 2.869 Ideias de Negócio. Em 2020 foram 291 Ideias;
  • Realizou 670 Planos de Negócio. Em 2020 foram 61 Planos de Negócio.
  • O Volume de Negócios das Empresas apoiadas, foi de 43,92 milhões de euros. Em 2020, o Volume de Negócios foi de 3,9 milhões de euros;
  • Foram criados 915 postos de trabalho. Em 2020, foram 77 postos de trabalho;
  • Tinha 65 empresas incubadas em 2020.

 Refira-se que a Taxa de Sobrevivência das empresas apoiadas pela NERSANT, a 2 anos, é de 92%, muito superior aos indicadores globais, que no Médio Tejo é de 53,6%, na Lezíria do Tejo é de 54,8% e a nível Nacional é de 56%. O apoio técnico e inquestionavelmente um factor diferenciador.

São números impressionantes que demonstram o contributo muito positivo da NERSANT no apoio ao empreendedorismo e à renovação do tecido empresarial regional.

Sem dúvida que para estes resultados, muito contribuiu o Protocolo assinado com o Município de Santarém, em 6 de Setembro de 2013.

Leia também...

Falta de funcionários em lar preocupa presidente da União das IPSS de Santarém

O presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de…

Oliveira e Sousa considera OE2022 proposta vaga, desoladora e sem estratégia para agricultura

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa,…

Melhor Ideia de Negócio do EmpreEscola vence Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas da região Centro

Em Abril, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém deu…

Águas de Santarém substitui condutas de abastecimento no Bairro de S. Bento

A empresa municipal Águas de Santarém (AS) iniciou esta segunda-feira, 5 de…