No domingo, na Nave Municipal de Santarém, a equipa vitoriana de iniciados bateu o ABC Nelas (AF Viseu), por 3-0, e assegurou matematicamente a manutenção no Campeonato Nacional Sub-15 em 2022/23, garantindo a representação do concelho e do distrito de Santarém entre a elite nacional do escalão pela 4.ª temporada consecutiva.
O feito foi garantido quando faltam ainda três jornadas por cumprir na principal prova que a Federação Portuguesa de Futebol organiza nesta categoria etária, com os azuis e brancos a seguirem, para já, num soberbo 2.º lugar nesta Fase de Manutenção, com 23 pontos somados, apenas atrás do líder PARC Pindelo (AF Aveiro), curiosamente o adversário da próxima ronda.
Na partida de consagração de mais este feito, o resultado foi construído pelos remates certeiros do goleador Diogo Canha (2) e pela estreia a faturar de Renato Palmeira, coroando mais uma exibição tranquila dos vitorianos orientados pelo técnico Ivo Costa.
Seniores femininos entram a vencer na Taça Nacional
Já no plano feminino, nota de destaque para mais uma estreia em competições nacionais em 2021/22, com a equipa sénior do Vitória Clube de Santarém a rumar ao Alentejo para disputar, em Avis, a 1.ª jornada da Taça Nacional da categoria diante do CF “Os Avisenses” (AF Portalegre).
No final, o score de 9-0 confirmou o excelente momento de forma das comandadas de Leonor Meneses, que, uma semana após a conquista da Taça Distrital, querem agora ter uma palavra a dizer entre as diversas campeãs distritais de todo o País, em busca do sonho do Campeonato Nacional.
Andreia Neves, com um póquer, e Kanuka, autora de um hat-trick, foram as vitorianas com a pontaria mais afinada nesta chuvosa tarde de domingo, com a inevitável Conxi e Kamila Dias a desferirem os derradeiros golpes nas campeãs da AF Portalegre.
Também no feminino, na mesma manhã, realce para mais uma visita da equipa Sub-19 do Vitória Clube de Santarém ao Pavilhão João Rocha para defrontar o Sporting Clube de Portugal, com as jovens orientadas por Neuza Leandro, apesar do desaire por 6-1, a mostrarem porque se encontram a dar cartas naquele que é o primeiro Campeonato Nacional de Futsal da categoria.