O plenário da Assembleia da República confirmou hoje a aprovação da proposta do Livre de alteração ao Orçamento do Estado de 2022 para alargar o subsídio de desemprego às vítimas de violência doméstica.

A proposta tinha sido avocada pelo Livre para plenário, depois de, esta madrugada, a sua admissão ter gerado hora e meia de discussão sobre um artigo que não constava da iniciativa inicial, mas que acabou por ser aceite pela Comissão de Orçamento e Finanças.

A proposta que prevê o alargamento do subsídio de desemprego às vítimas de violência doméstica a quem seja atribuído o estatuto de vítima foi aprovada apenas com os votos contra do Chega, abstenções de PSD e PCP e votos favoráveis de todas as restantes bancadas.

Foi ainda aprovada a proposta do Livre para a criação de majorações no âmbito do programa «Emprego Interior +» para quem acompanhe, por razões profissionais, cônjuges ou unidos de facto que tenham celebrado contrato de trabalho em territórios de baixa densidade.

Neste ponto, votaram a favor apenas PS e Livre, contra o Chega, registando-se a abstenção das restantes bancadas.

Já a proposta do Livre que prevê a possibilidade de licenças para formação ao longo da vida mereceu votos a favor do PS, PAN e Livre, votos contra de PSD e Chega e abstenções dos restantes.

Leia também...

Águas de Santarém prossegue com reabilitação dos sistemas de abastecimento e colectores

A Águas de Santarém na continuidade da reabilitação de infra-estruturas de maior fragilidade ao nível do abastecimento, procedeu à substituição das condutas, elevatória e…

Descoberta nova gravura rupestre com mais de 20 mil anos no vale do Ocreza

Uma terceira gravura rupestre com mais de 20 mil anos, que representa um bovino pré-histórico, foi descoberta no vale do Ocresa, anunciaram a Câmara…

Mais de cem ocorrências na Lezíria do Tejo até às 12h00

O mau tempo provocou até às 12h00 de hoje 105 ocorrências na Lezíria do Tejo, a maioria inundações, e levou ao corte da Estrada…

Esplanadas de Tomar voltam a ter bibliotecas de acesso livre

O projeto “Estás a Ler?” regressou às esplanadas de Tomar (Santarém), que disponibilizam, durante o verão, “algumas das obras fundamentais da literatura portuguesa”, outras…