A Sumol+Compal vai investir cerca de três milhões de euros numa central fotovoltaica com o objectivo de tornar a unidade de produção de Almeirim mais sustentável, passando a produzir energia elétrica para autoconsumo, revela a empresa em comunicado.

O projeto será realizado em várias fases, devendo atingir a potência instalada de 3 MWp. Segundo o comunicado da empresa “se esta energia fosse produzida através de energias fósseis, seriam emitidas cerca de 984 toneladas de CO2e por ano, o que é equivalente à captação de CO2e por 44.643 árvores”.

A primeira fase foi concluída com a instalação de 1.850 painéis fotovoltaicos, numa área de 11.000 m², e uma potência instalada de 1 MWp, segundo a empresa, que avança que já garante 15% das necessidades energéticas da fábrica de Almeirim. A segunda fase do projeto, que deverá estar concluída no início do próximo ano vai aumentar para 25% a energia produzida. Esta central fotovoltaica na fábrica de Almeirim abre ainda a oportunidade de, em conjunto com a Câmara Municipal de Almeirim, avaliar formas de disponibilizar os excedentes de produção de energia ao serviço da comunidade.

A instalação da central fotovoltaica em Almeirim insere-se no âmbito da estratégia de sustentabilidade da SUMOL+COMPAL. O comunicado da Sumol+Compal refere ainda que está a ser avaliado a instalação de centrais similares nas unidades de Pombal, Vila Flor e Carnaxide.

Para Jaime Alves Cardoso, Administrador da SUMOL+COMPAL, “vivemos um importante momento de decisão sobre as nossas opções de transformação tecnológica e energética, para garantir maior racionalização e eficiência, escolher fontes de energia que reduzam a enorme volatilidade de custos atuais e cumprindo as nossas metas ambientais. Neste contexto, uma das nossas prioridades é aumentar a capacidade de produção de energia renovável através da instalação de centrais fotovoltaicas. A central que agora iniciou produção em Almeirim, representa mais um passo rumo à descarbonização da nossa atividade produtiva”.

Leia também...
Foto de arquivo

Santuário de Fátima lança livro sobre jornal centenário Voz da Fátima

A importância do jornal Voz da Fátima, que assinalou um século de…

Assegurados 1,5ME para construção da residência da Escola Superior de Desporto

O orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para 2023…

A grande festa do futebol formação está de volta a Santarém

O Santarém Cup 2023 foi apresentado ontem, ao final da tarde, no…

Doçaria portuguesa junta-se no final de Outubro em Abrantes

A Palha de Abrantes e as Tigeladas, juntamente com a doçaria tradicional…