A Sumol+Compal vai investir cerca de três milhões de euros numa central fotovoltaica com o objectivo de tornar a unidade de produção de Almeirim mais sustentável, passando a produzir energia elétrica para autoconsumo, revela a empresa em comunicado.

O projeto será realizado em várias fases, devendo atingir a potência instalada de 3 MWp. Segundo o comunicado da empresa “se esta energia fosse produzida através de energias fósseis, seriam emitidas cerca de 984 toneladas de CO2e por ano, o que é equivalente à captação de CO2e por 44.643 árvores”.

A primeira fase foi concluída com a instalação de 1.850 painéis fotovoltaicos, numa área de 11.000 m², e uma potência instalada de 1 MWp, segundo a empresa, que avança que já garante 15% das necessidades energéticas da fábrica de Almeirim. A segunda fase do projeto, que deverá estar concluída no início do próximo ano vai aumentar para 25% a energia produzida. Esta central fotovoltaica na fábrica de Almeirim abre ainda a oportunidade de, em conjunto com a Câmara Municipal de Almeirim, avaliar formas de disponibilizar os excedentes de produção de energia ao serviço da comunidade.

A instalação da central fotovoltaica em Almeirim insere-se no âmbito da estratégia de sustentabilidade da SUMOL+COMPAL. O comunicado da Sumol+Compal refere ainda que está a ser avaliado a instalação de centrais similares nas unidades de Pombal, Vila Flor e Carnaxide.

Para Jaime Alves Cardoso, Administrador da SUMOL+COMPAL, “vivemos um importante momento de decisão sobre as nossas opções de transformação tecnológica e energética, para garantir maior racionalização e eficiência, escolher fontes de energia que reduzam a enorme volatilidade de custos atuais e cumprindo as nossas metas ambientais. Neste contexto, uma das nossas prioridades é aumentar a capacidade de produção de energia renovável através da instalação de centrais fotovoltaicas. A central que agora iniciou produção em Almeirim, representa mais um passo rumo à descarbonização da nossa atividade produtiva”.

Leia também...

Nersant e IPS disponibilizam estudo para implementação de processos na indústria 4.0

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e o IP Santarém – Instituto Politécnico de Santarém disponibilizam um estudo de benchmarking onde…

Santarém apresenta Plano de Acção para relançar Turismo

Os diversos stakeholders do sector Turístico responderam ao desafio de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém e participaram, no dia 25 de…

Associações juvenis reúnem-se em Ourém preocupadas com financiamento

Cerca de 800 jovens reúnem-se no próximo fim de semana em Ourém, no 19.º Encontro Nacional de Associações Juvenis, para debater a economia social…

Constância aprova orçamento de 8,4 milhões de euros

Mais um milhão do que em 2021.