A Sumol+Compal vai investir cerca de três milhões de euros numa central fotovoltaica com o objectivo de tornar a unidade de produção de Almeirim mais sustentável, passando a produzir energia elétrica para autoconsumo, revela a empresa em comunicado.

O projeto será realizado em várias fases, devendo atingir a potência instalada de 3 MWp. Segundo o comunicado da empresa “se esta energia fosse produzida através de energias fósseis, seriam emitidas cerca de 984 toneladas de CO2e por ano, o que é equivalente à captação de CO2e por 44.643 árvores”.

A primeira fase foi concluída com a instalação de 1.850 painéis fotovoltaicos, numa área de 11.000 m², e uma potência instalada de 1 MWp, segundo a empresa, que avança que já garante 15% das necessidades energéticas da fábrica de Almeirim. A segunda fase do projeto, que deverá estar concluída no início do próximo ano vai aumentar para 25% a energia produzida. Esta central fotovoltaica na fábrica de Almeirim abre ainda a oportunidade de, em conjunto com a Câmara Municipal de Almeirim, avaliar formas de disponibilizar os excedentes de produção de energia ao serviço da comunidade.

A instalação da central fotovoltaica em Almeirim insere-se no âmbito da estratégia de sustentabilidade da SUMOL+COMPAL. O comunicado da Sumol+Compal refere ainda que está a ser avaliado a instalação de centrais similares nas unidades de Pombal, Vila Flor e Carnaxide.

Para Jaime Alves Cardoso, Administrador da SUMOL+COMPAL, “vivemos um importante momento de decisão sobre as nossas opções de transformação tecnológica e energética, para garantir maior racionalização e eficiência, escolher fontes de energia que reduzam a enorme volatilidade de custos atuais e cumprindo as nossas metas ambientais. Neste contexto, uma das nossas prioridades é aumentar a capacidade de produção de energia renovável através da instalação de centrais fotovoltaicas. A central que agora iniciou produção em Almeirim, representa mais um passo rumo à descarbonização da nossa atividade produtiva”.

Leia também...

Ameaça funcionários de empresa de energia com arma de fogo e acaba detido com 62 quilos de cannabis

Na passada quinta-feira em Torres Novas, na sequência de ameaça com arma de fogo a funcionários de uma empresa de fornecimento de energia, foi…

Detido em Tomar por conduzir com 2,26 g/l de álcool no sangue

Um homem de 34 anos foi detido, no passado fim de semana, com uma taxa de álcool de 2,263 gramas por litro no sangue…

Confraria Gastronómica leva Sopa da Pedra à Bélgica e Luxemburgo

A Confraria Gastronómica de Almeirim concluiu uma digressão pela Bélgica e Luxemburgo, onde promoveu a emblemática Sopa da Pedra em diversos eventos internacionais. A…

Grupo “Mais Coração” conta uma década a ajudar quem mais precisa (vídeo)

O grupo “Mais Coração” foi fundado em 2013 pela vontade da comunidade escalabitana em ajudar os mais necessitados. Eram tempos de dificuldades económicas, devido…