Um surto de covid-19 num lar do concelho de Ourém infectou 56 pessoas, entre utentes e funcionários, anunciou hoje a câmara.

Num comunicado, o município informa que os exames de diagnóstico “confirmaram que 56 trabalhadores e utentes testaram positivo para Sars-Cov-2, encontrando-se a maioria deles em situação considerada assintomática”, adianta o comunicado.

O documento acrescenta que, “de acordo com o modo de procedimento adoptado logo no início da pandemia, o Município de Ourém continuará a acompanhar a evolução desta situação em permanência, garantindo apoio total à instituição em causa, assim como a todas as outras que batalham em prol da sua segurança e da mitigação da pandemia”.

Ana San-Bento, delegada de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, explicou tratar-se de um surto num lar na União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos “detectado no âmbito do rastreio de contactos de um caso positivo para covid-19”.

“No seguimento deste caso, que era de um utente do lar, fizemos o rastreio e hoje recebemos o resultado de que 15 funcionários e 41 utentes estão infectados pelo novo coronavírus”, adiantou Ana San-Bento.

Segundo a delegada de saúde, “no início do rastreio todos os funcionários e utentes não apresentavam sintomas da doença”.

“Os colaboradores e funcionários que testaram positivo estão em isolamento e os cuidados aos utentes estão a ser assegurados”, salientou Ana San-Bento, garantindo que “a Autoridade de Saúde e o lar estão a seguir todos os procedimentos previstos para o controlo deste surto, incluindo a identificação e testagem dos contactos dos casos positivos identificados”.

A delegada de saúde apela à população para “continuar a reforçar a prevenção da covid 19, adoptando com responsabilidade as medidas preconizadas pela Direcção-geral da Saúde.

Entre as medidas estão “a higiene das mãos, a utilização de máscaras e o distanciamento social”, frisou Ana San-Bento, pedindo ainda para que as pessoas se mantenham “vigilantes sobre o surgimento de sintomas sugestivos de covid-19, não esquecendo de telefonar para a Linha Saúde 24 se tal se concretizar”.

“Dirijo este apelo especialmente aos trabalhadores de instituições que acolhem pessoas consideradas vulneráveis, nomeadamente de lares”, acrescentou.

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, adiantou que o lar onde ocorreu este surto “está legalizado” e tinha “sido vistoriado duas vezes pelos serviços municipais e de outras entidades desde que a pandemia eclodiu”.

“Na primeira vez foram sugeridas várias correcções e na segunda vistoria estavam ultrapassadas”, referiu, destacando que “este é o primeiro grande surto no concelho” e reiterou o “apelo para que todos cumpram com as regras determinadas pelas autoridades”.

Portugal contabiliza pelo menos 2.740 mortos associados à covid-19 em 161.350 casos confirmados de infecção, segundo o último boletim da Direcção-geral da Saúde.

Leia também...

Sargento do Regimento de Paraquedistas de Tancos condenado por tráfico de armas

O Tribunal Judicial de Guimarães condenou a cinco anos de prisão, com…

Baixou para 10 número de infectados no Lar dos Ferroviários no Entroncamento

O número de utentes do Lar dos Ferroviários, no Entroncamento, infectados com…

TorreShopping vai ser renovado

  O Centro Comercial de Torres Novas vai passar por um processo…

Montra da Rua Serpa Pinto vence Concurso ‘Reino do Natal’

Maria da Conceição Cruz Maçarico,proprietária da ‘Artideias’, na Rua Serpa Pinto, venceu…