A ministra da Agricultura designou na terça-feira, 4 de Agosto, em regime de substituição, Susana Pombo, natural de Santarém, como directora-geral de Alimentação e Veterinária, na sequência da demissão de Fernando Bernardo.

“A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, designou, hoje, em regime de substituição, a mestre Susana Isabel Ferreira Guedes Pombo, para exercer as funções de Diretora-Geral de Alimentação e Veterinária”, anunciou, em comunicado, o Governo.

No final de Julho, o director-geral de Alimentação e Veterinária, Fernando Bernardo, no cargo desde 2016, apresentou a sua demissão, que foi aceite pelo Ministério da Agricultura, após o primeiro-ministro, António Costa, ter criticado o trabalho da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), na sequência do incêndio que atingiu abrigos de animais em Santo Tirso, no distrito do Porto.

Entretanto, o Governo já admitiu estar a estudar a transferência da tutela dos animais domésticos para o Ministério do Ambiente.

“Estamos a estudar e, nesta altura, será prematuro assumir outro tipo de compromisso publicamente”, afirmou à agência Lusa a titular da pasta da Agricultura, Maria do Céu Antunes, na passada sexta-feira.

Susana Pombo tem um mestrado integrado em medicina veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e uma licenciatura na mesma especialidade.

Esta responsável exerceu o cargo de directora de serviços da Direcção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região de Lisboa e Vale do Tejo entre Novembro de 2012 e Outubro de 2019, tendo, em Dezembro passado, sido designada adjunta do gabinete do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

Anteriormente, Susana Pombo foi directora-geral da Direção-geral de Veterinária (DGV), em 2010 e 2011, e chefe de divisão de identificação animal, registo e licenciamento de explorações da DGV.

Entre 2006 e 2007 exerceu o cargo de chefe de divisão e intervenção veterinária do Ribatejo, da Direcção de Serviços Veterinários, da Direcção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste (DRARO).

Antes disso, Susana Pombo foi supervisora do agrupamento de zonas agrárias da zona interior da DRARO.

A DGAV é um serviço central da administração directa do Estado, com autonomia administrativa.

Leia também...

Fábrica de cenoura bebé cria 183 postos de trabalho em Almeirim

Uma unidade de transformação de cenouras pequenas para exportação vai instalar-se em Almeirim, num investimento de 50 milhões de euros que vai criar 183…

Trabalhadores pedem adiamento do fecho da central a carvão do Pego

Os trabalhadores da Central Termoelétrica do Pego, em Abrantes, a única ainda a funcionar a carvão em Portugal, exigiram ao Governo que “reverta a…

Riográfica vence Grande Prémio Empresarial de Karting da NERSANT

O Kartódromo de Almeirim foi palco, no passado sábado, 21 de Setembro, do Grande Prémio Empresarial de Karting da NERSANT. A empresa vencedora da…

Médio Tejo com serviços mínimos nos transportes públicos

Os transportes públicos na região do Médio Tejo, começaram a funcionar em serviços mínimos, na sequência do encerramento das escolas e do confinamento geral…