O novo equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC) começou a funcionar esta segunda-feira, 18 de Outubro, na unidade hospitalar de Torres Novas, que integra o Centro Hospitalar do Médio Tejo.
Neste primeiro dia de funcionamento, foram agendados 15 exames, uma sessão reduzida e acompanhada pela especialista de aplicações da Canon, com garantia de segurança deste primeiro dia de actividade. O início dos exames deu-se, de acordo com as normas vigentes para a utilização deste tipo de equipamentos, determinadas pela Agência Portuguesa do Ambiente e com a garantia de que estão cumpridas todas as normas de segurança para a utilização deste equipamento, quer para os profissionais, quer para os utentes do CHMT.
Segundo Isidoro Costa, director do Serviço de Imagiologia do CHMT, “a sessão de TAC, programada para o turno desta manhã foi realizada com êxito, de acordo com as expectativas do Serviço e de todos os intervenientes”.
O CHMT está agora dotado com equipamento de TAC nas suas três Unidades, em Abrantes, Tomar e Torres Novas. Um reforço em Equipamentos de Diagnóstico que valoriza a prestação de cuidados prestados à população na área da Imagiologia.
A instalação deste equipamento representou um investimento de cerca de 480 mil euros.
O CHMT pretende protocolar com o Aces Médio Tejo, para que este equipamento possa ser utilizado por utentes com requisições provenientes dos cuidados de saúde primários, dando expressão à integração de cuidados por parte das instituições do Serviço Nacional de Saúde.