As Tasquinhas de Rio Maior abriram hoje as suas portas, prometendo, durante dez dias, dar a conhecer, aos mais de 120 mil visitantes que são esperados no evento, os saberes e sabores da culinária regional que, ano após ano se deslocam ao Pavilhão Multiusos de Rio Maior.
Na inauguração Filipe Santana Dias, presidente do Município, destacou o “maior evento de congregação da comunidade” riomaiorense, que, ano após ano, junta “mais de mil voluntários que vêm dar tudo o que têm pelas suas terras”. Um trabalho que para o autarca “não tem preço”.
“Aqui temos um profissional amadorismo composto por associações, clubes e todo o movimento associativo, pedreiros e médicos lado a lado”, salientou Filipe Santana Dias.
As Tasquinhas de Rio Maior, evento declarado de interesse para o Turismo Nacional pelo Turismo de Portugal, são uma mostra de gastronomia regional, mas também um ponto de convívio e local de encontro de velhos amigos, que aproveitam esta oportunidade para voltarem à sua terra.
Já Isaura Morais, presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior, espera que a edição de 2024 das Tasquinhas “sejam dez dias de festa, convívio, alegria e partilha” e que com elas “Rio Maior se afirme no turismo nacional”, afirmou.
16 Tasquinhas típicas, decoradas de forma rústica e alusiva à história de cada freguesia e representativas do movimento associativo do concelho são geridas por quase um milhar de voluntários que assumem durante todo o certame os papéis de cozinheiros, ajudantes de cozinha e empregados de mesa e balcão, apresentando cada uma os pratos mais apetecidos da sua terra, do ensopado de borrego ao cabrito serrano, passando pelas enguias fritas ou em ensopado, a chanfana, a dobrada com feijão branco, as favas, o polvo ou o sempre tão apetecido bacalhau assado, seja em tiborna, acompanhado com magusto, migas ou batata a murro.
São estes alguns dos sabores, confeccionados com o mesmo carinho e tradição das nossas mães e avós, que quem visita Rio Maior vai encontrar no Pavilhão Multiusos de Rio Maior, no ano em que se realiza a 38ª edição deste certame.
Às Tasquinhas do Concelho juntam-se ainda, e mais uma vez, a Filarmónica Marialva, da cidade irmã de Cantanhede, com o seu Leitão à Bairrada e duas Tasquinhas com os tradicionais enchidos e queijos da Serra da Estrela e Alentejo.
Para além das Tasquinhas, que ocupam todo o piso térreo do Pavilhão Multiusos de Rio Maior, o visitante pode ainda provar a doçaria e os licores tradicionais da região, que desde o ano passado se apresentam numa renovada e aumentada tenda exterior, recebendo igualmente a exposição de artesanato e de actividades económicas, contando este ano com quase 120 expositores.
A animação do certame será garantida pelas Bandinhas, grupos que percorrem o pavilhão animando os visitantes com música tradicional.
Na edição deste ano, a Nave do Piso 1 volta a estar reservada ao espaço Fun Park com divertimentos para todas as idades, mas com o foco principal a centrar-se nas crianças.
Em paralelo com o evento decorrem os Torneios de Golfe e de Padel.
A Feira das Tasquinhas, aberta de segunda a quinta-feira (19h00 – 00h00), à sexta (19h00 – 01h00), ao Sábado (12h00 – 01h00) e ao Domingo (12h00 – 00h00), é o ponto de encontro com o convívio, o calor humano, a gastronomia local, a doçaria e os vinhos, alguns dos ingredientes que a compõem e que pode encontrar, até dia 10, no Pavilhão Multiusos de Rio Maior.