Um protesto convocado pela Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai decorrer em Lisboa, na quinta-feira, contra a não permissão pelo Governo do retomar das touradas, na actual fase de desconfinamento, devido à pandemia de covid-19.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a federação que tutela várias entidades ligadas ao sector da tauromaquia indica que o protesto vai decorrer às 11h00 de quinta-feira, em frente ao Campo Pequeno, em Lisboa.

A ProToiro argumenta, no comunicado, que “repudia profundamente” a resolução do Conselho de Ministros, publicada no sábado, que reabre o sector da cultura, mas “exclui” a abertura da cultura tauromáquica, na actual fase do processo de desconfinamento.

“Trata-se de uma discriminação inaceitável e arbitrária em relação às outras áreas culturais, repetindo o ataque acintoso do ano passado, aquando da reabertura dos espectáculos culturais”, pode ler-se no documento.

Para a federação, este é “mais um dos reiterados actos discriminatórios” do Governo para com a tauromaquia, “impedindo o trabalho e sustento de muitos milhares de pessoas” que dependem desta área e que se encontram em “situações muito difíceis”.

Para a ProToiro, “nenhuma razão” pode justificar esta situação. A federação recorda que “a cultura é segura” e que, em 2020, o sector mostrou “com elogio das autoridades”, o cumprimento das normas da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O sector tauromáquico evoca ainda que as medidas para os espectáculos taurinos “são ainda mais exigentes” do que em outros espectáculos, “não tendo existido nenhum foco de contágio” em corridas de touros em 2020.

“Para cúmulo do absurdo, a praça de toiros do Campo Pequeno reabre para dar concertos, mas a mesma praça não pode realizar o fim para que foi construída, dar corridas de toiros”, critica.

A ProToiro relembra também que “já existem normas” da DGS para o sector “há quase um ano”, estando os profissionais da tauromaquia preparados para retomar a sua actividade.

Em comunicado divulgado no domingo, sobre a mesma matéria, o CDS-PP acusou o Governo de discriminar o sector tauromáquico, ao não permitir o retomar das touradas, e afirmou que a situação é tanto mais grave “pelo facto de serem permitidos espectáculos em recintos tauromáquicos.

Portugal avançou hoje para a terceira etapa do desconfinamento com o regresso às aulas presenciais no secundário e no ensino superior e com a reabertura de lojas, restaurantes e cafés.

Os equipamentos culturais cujo funcionamento seja admitido podem funcionar até às 22:30 durante os dias de semana e até às 13:00 aos fins de semana e feriados.

Leia também...

ARTEMREDE aprova contas e relatório

A Assembleia Geral da ARTEMREDE teve lugar esta quinta-feira, 2 de Junho, pelas 14h30 no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal…

Almeirim entregou ao Ministério da Agricultura o processo de certificação da “caralhota”

Aproveitando a presença em Almeirim do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, para a inauguração das obras de remodelação da sede da CVR…

“Abrandar é mesmo uma palavra de ordem se nós quisermos viver a vida e não apenas passar por ela”

“Atreve-te a Abrandar” é o nome do livro que Fátima Lopes apresentou, no passado dia 10 de Julho, no Auditório do ISLA, em Santarém.…

Criartes 2025 celebra Artesanato e Design em Santarém

Santarém vai receber o Criartes 2025, entre os dias 16 e 18 de Maio, na Casa do Campino. Este evento pretende ser uma montra…