Amanhã, sábado, dia 24 de Fevereiro, Coruche acolhe uma dupla jornada taurina, posto que pela manhã se realiza um concurso de pegas e à tarde um festival taurino a favor da Associação “Encostatamim”, entidade sem fins lucrativos que tem como principal objectivo oferecer apoio e suporte aos pacientes com cancro e às suas famílias.
Este dia taurino promovido pela empresa “Toiros com Arte”, que desde o ano passado gere a praça de toiros de Coruche, inicia-se pelas 9 horas com um Concurso de Pegas no qual participarão 34 grupos de forcados amadores – Santarém, Montemor, Évora, Vila Franca de Xira, Ribatejo, Moita do Ribatejo, Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Montijo, Aposento do Barrete Verde de Alcochete, Tomar, São Manços, Azambuja, Coruche, Alcochete, Chamusca, Aposento da Moita do Ribatejo, Safara, Cascais, Aposento da Chamusca, Portalegre, Caldas da Rainha, Arronches, Alter do Chão, Monforte, Académicos de Elvas, Redondo, Póvoa de S. Miguel, Coimbra, Monsaraz, Beja, Clube Taurino Alenquerense, Arruda dos Vinhos, Cartaxo e Académicos de Coimbra.
Os grupos irão realizar três tipos de pegas – sorte de gaiola, pega de caras e cernelha – pelo que serão pontuados, marcando presença no festival taurino que se realiza na tarde desse dia o respectivo vencedor.
O festival terá início pelas 16.30 horas e o cartel é composto pelos cavaleiros João Moura Caetano, João Ribeiro Telles, Francisco Palha, Miguel Moura, Mara Pimenta e Paco Velásquez, que lidarão novilhos-toiros das ganadarias Dr. António Silva, Vinhas, Cunhal Patrício, Passanha (2) e Paulo Caetano. As pegas estarão confiadas ao Grupo de Forcados Amadores de Coruche e ao Grupo vencedor do concurso de pegas matinal.
A importante e louvável missão da Associação “Encostatamim” assenta na promoção do bem-estar físico, emocional e social dos pacientes de doenças oncológicas, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida durante o tratamento e a recuperação. Para isso, realizam actividades diversas, como a disponibilização de transporte para sessões de tratamento, acompanhamento psicológico e assistência social, e actividades de lazer e de convívio, entre outras. Numa perspectiva preventiva, a Associação promove regularmente campanhas de sensibilização e de esclarecimento sobre a melhor atitude face a esta terrível doença.