A Tejo Energia anunciou hoje que vai iniciar em março a demolição da antiga central termoelétrica a carvão do Pego, em Abrantes, num processo previsto para três anos, marcando uma nova fase de reconversão do complexo industrial.

Em comunicado, a empresa explicou que “a intervenção terá como objetivo repor os terrenos às suas condições de base, garantindo a devolução em plena segurança e conformidade ambiental”, tendo acrescentado que o ramal ferroviário e a ponte rodoferroviária existentes não serão alvo de qualquer intervenção.

As torres de refrigeração, com 116 metros de altura, e a chaminé, com 225 metros, serão demolidas na fase final do projeto através do uso controlado de explosivos.

Segundo a empresa, durante o pico dos trabalhos, a operação poderá envolver cerca de 80 trabalhadores.

“Esta fase representará um impacto positivo temporário na economia local, nomeadamente nos setores do alojamento, restauração, comércio e serviços da região” centrada em Abrantes, sublinha o comunicado.

A Tejo Energia destaca que “esta operação altamente técnica será realizada por equipas especializadas e certificadas, cumprindo rigorosamente os mais elevados padrões de segurança, engenharia e proteção ambiental, em estreita articulação com as autoridades competentes”.

O comunicado refere que a gestão de materiais seguirá as “melhores práticas internacionais, privilegiando a reutilização de equipamentos, a reciclagem de betão para operações de nivelamento, a separação e reaproveitamento de materiais metálicos e a minimização de resíduos enviados para aterro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Freguesia de Alcanhões recebe apoio financeiro Municipal para adquirir mobiliário urbano

O Município de Santarém reforça a importância e o papel fundamental que as Juntas de Freguesia do Concelho têm no bom funcionamento dos meios…

Idoso morre atropelado por motociclo em Casais da Milhariça

Um homem, de 85 anos de idade, morreu vítima de atropelamento por um motociclo na tarde desta segunda-feira, 19 de Abril, na Estrada Municipal…

Feira Mostra de Mação regressa para cinco dias de festa com enfoque na floresta

A edição deste ano da Feira Mostra de Mação, que decorre entre 28 de junho e 02 de julho, vai ter a floresta como…

Faleceu António José Esteves Amaral

José Amaral, fundador do Centro Cultural Regional de Santarém, faleceu ontem, sendo o seu corpo velado hoje, segunda-feira, na Igreja da Piedade entre as…