Foto: Câmara Municipal do Cartaxo

O rio Tejo registou uma subida considerável durante a noite, mantendo-se o alerta vermelho e a vigilância de pessoas e bens, com a chuva persistente a provocar muitos aluimentos de terras, indicou a Proteção Civil do Médio Tejo.

“O Tejo teve aqui uma subida, vamos dizer que exponencial, mas nada parecida com a do dia 05, em que atingiu os 8.600 metros cúbicos por segundo (m3/s). Em princípio, não irá atingir esses limites, mas estamos sempre condicionados pela pluviosidade e pelas albufeiras, tanto do Zêzere, em Castelo de Bode, como as albufeiras do Tejo em Portugal e as barragens espanholas”, disse hoje à Lusa o comandante sub-regional da Proteção Civil do Médio Tejo, David Lobato, em ponto de situação às 13h55.

“Neste momento ainda não atingimos os 5.000 m3/s em Almourol, que é o limiar de alarme, estamos com 4.700 e, possivelmente, iremos atingir os 5.000 m3/s durante a tarde. Ficaremos condicionados pelas descargas das barragens espanholas, mas a gestão está a ser muito bem feita, pela APA e pela EDP Produção, e estamos a monitorizar a previsão das próximas horas”, declarou.

A estação de medição de Almourol registava às 13h00 de hoje um caudal total de 4.836,61 m³/s, incluindo as descargas das barragens a montante e o contributo de ribeiras e outros afluentes, um aumento de cerca de 1.500 m³/s relativamente a terça-feira.

Nos principais afluentes, os caudais eram de 1.018 m³/s em Castelo de Bode, 347 m³/s em Pracana e 2.862 m³/s em Fratel. Na terça-feira, as descargas somavam 3.517 m³/s em Almourol, evidenciando a subida registada nas últimas 24 horas.

O comandante explicou ainda que, apesar de a chuva persistente poder terminar na sexta-feira, os caudais elevados vão continuar a refletir-se durante o fim de semana.

“As pessoas que, por força da cheia ou por precaução, tiveram de sair das suas habitações foram reinstaladas em segurança e assim permanecerão. Possivelmente, no sábado faremos uma avaliação da manutenção da situação, mas para já os níveis vão manter-se elevados”, acrescentou.

David Lobato descreveu também o impacto nas estradas e terrenos, afirmando que “neste momento várias estradas nacionais e municipais estão cortadas, umas submersas e outras interditadas por aluimentos de terra”.

Os solos estão saturados e “registam-se muitos deslizamentos, afetando quase todos os municípios do Médio Tejo, embora os serviços municipais estejam a proceder rapidamente à limpeza dos territórios e das vias”, declarou.

O comandante alertou, ainda, que “a situação vai continuar enquanto a chuva persistir” e acrescentou que “algumas casas estão em ruínas, pelo que não se devem colocar veículos próximos dessas habitações”.

Além da questão das cheias, a situação no Médio Tejo varia por municípios.

Concelhos como Ourém, Ferreira do Zêzere e Tomar continuam a sofrer os efeitos da tempestade Kristin, com cortes de energia e comunicações.

A sul, outros municípios, como Mação, Abrantes, Constância e Vila Nova da Barquinha, enfrentam as consequências diretas do aumento do caudal do Tejo, com inundações em zonas urbanas e aluimentos de terra.

De acordo com dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), verificou-se durante a noite um aumento dos caudais no rio Tejo, com algumas oscilações, mantendo-se, no entanto, valores elevados.

As previsões meteorológicas apontam para a manutenção de elevada precipitação, pelo que é expectável que os caudais se mantenham altos na bacia hidrográfica do Tejo, com risco de novas inundações urbanas.

O Plano Especial de Emergência para Cheias na bacia do Tejo mantém-se em alerta vermelho, enquanto dezenas de vias no distrito de Santarém continuam condicionadas ou submersas devido às cheias, à precipitação persistente e às consequências do mau tempo dos últimos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Loja do Centro Histórico de Santarém volta a sofrer assalto durante a madrugada

A CloudArt, loja de cigarros electrónicos e vape house, voltou a ser alvo de um assalto na madrugada desta quarta-feira, 27 de Janeiro, no…

Bailado, música e humor na programação de Torres Novas até ao final do ano

A programação do Teatro Virgínia, em Torres Novas, apresenta, de setembro a dezembro, espetáculos como o “Lago dos Cisnes” e artistas como João Baião,…

Parque de estacionamento do Jardim de Infância do Choupal entra em obras até ao final de Abril

A obra de requalificação do parque de estacionamento junto ao Jardim de Infância do Choupal irá ter início até ao final deste mês, segundo…

Câmara de Santarém apresenta cartaz de “afirmação” de festival de órgãos históricos

O Festival de Órgão de Santarém (FÓS) regressa à cidade de 10 de Novembro a 03 de Dezembro, com a programação da quinta edição…