A temporada da Monumental “Celestino Graça”, em Santarém, abre este sábado com a corrida de alternativa do jovem marialva Tristão Ribeiro Telles Queiroz, num espectáculo de apoteose da Família Ribeiro Telles, uma das mais prestigiadas a nível mundial.
O saudoso Mestre David Ribeiro Telles alcançou grande notoriedade expendendo um toureio clássico, privilegiando os cites frontais e a concessão de vantagens aos seus oponentes, estilo que seus filhos e netos têm engrandecido aportando novos detalhes artísticos que em nada conflituam com o rigor clássico do conceito técnico.
Aliás, ao contrário do que muitos supõem, o classicismo também evolui, porém sempre numa linha de coerência com os pressupostos que o enformam. E é exactamente nesta dimensão que os ilustres Toureiros da Torrinha têm evidenciado os seus imensos recursos, valorizando as diferenças estéticas entre si, mas acentuando a base do toureio marialva.
Na oportunidade de apreciarmos todos os cinco cavaleiros da Torrinha que estão em actividade, poderemos avaliar o mérito desta escola e aplaudir cada um pelos seus próprios atributos, em relação ao que o sobrenome de família pouco adianta, valendo cada um por aquilo que é.
Decerto que a Monumental “Celestino Graça” vai registar uma enorme afluência de aficionados, conhecedores e exigentes, que ainda acrescem mais ao que nos for dado apreciar, em honra ao estilo marialva do toureio equestre.
António Ribeiro Telles, o mais veterano em exercício, concederá a lide do primeiro toiro a seu sobrinho Tristão, embora o padrinho de alternativa seja seu sobrinho João, após o que, por ordem de alternativa actuarão António, Manuel Telles Bastos, João Ribeiro Telles e António Ribeiro Telles (Filho). O sexto toiro da corrida será lidado por todos os cavaleiros, em jeito de apoteose conduzida por António Ribeiro Telles.
Os toiros de Herdeiros de David Ribeiro Telles serão pegados nesta tarde memorável pelos valorosos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e do Aposento da Moita do Ribatejo, capitaneados, respectivamente, por Francisco Graciosa e por Leonardo Mathias.
“Si lo tiempo no lo impide e con permisso de la auctoridad” a Monumental “Celestino Graça” acolherá mais uma corrida de época, que muito engrandecerá o seu prestigiado historial. Vamos aos Toiros!