Setúbal recebeu, pela primeira vez, uma etapa oficial do circuito mundial de Teqball, no passado dia 24 de Maio, o Pavilhão das Manteigadas foi palco do Teqball Open T10 Setúbal, torneio de categoria 5, inscrito no calendário oficial da Federação Internacional de Teqball (FITEQ). 

Esta foi a primeira competição oficial da modalidade realizada na cidade, numa organização do T10 Sports Culture.

Em prova estiveram 30 atletas, de três nacionalidades, em representação de seis clubes. 

O distrito de Santarém contou com a presença de dois emblemas: as “Sentieiras” de Abrantes e os “Caixeiros” de Santarém.

Disputaram-se as categorias de Doubles Masculinos e Mixed Doubles, numa competição que, apesar de menor dimensão, colocou em jogo pontos importantes para o ranking mundial, atraindo alguns dos melhores jogadores portugueses e cerca de 10 atletas do top 100 mundial.

Domínio dos “Caixeiros” nas decisões

Na categoria de Doubles Masculinos, a luta pelo pódio intensificou-se a partir das meias-finais, com quatro duplas de elevado nível. O primeiro lugar foi conquistado pela dupla ucraniana dos “Caixeiros” de Santarém, que venceu na final os jovens Martim Vasques e Gonçalo Reis, também dos “Caixeiros”. A final foi intensa e apenas decidida no terceiro set, tal como todos os encontros das meias-finais.

Na terceira posição, ex-aequo, ficaram a dupla João Pinheiro/Luís Santos (internacionais por Portugal) e a dupla Kiko Corte Real/João Rodrigues, ambas dos “Caixeiros” de Santarém.

Na categoria de Mixed Doubles, a incerteza quanto aos vencedores foi evidente desde o início. O triunfo coube à dupla Martim Vasques/Carolina Clemente, dos “Caixeiros”, após mais uma final resolvida apenas no terceiro set. O outro par finalista foi formado pelo internacional Luís Santos (Caixeiros) e por Jéssica Dourado (GROB).

A terceira posição ex-aequo foi para Leonor Pinho/Kiko Corte Real (Caixeiros) e para Ana Marques (Sintra) com Gonçalo Reis (Caixeiros).

Para além de marcar a estreia oficial do Teqball em Setúbal, esta prova serviu também como importante teste competitivo para os atletas dos “Caixeiros” que irão disputar, no primeiro fim-de-semana de Junho, a etapa Challenger do circuito mundial, na ilha espanhola de Ibiza.

Leia também...

Iniciados do Vitória de Santarém alcançam apuramento histórico

O escalão de iniciados de futsal do Vitória Clube de Santarém carimbou…

Campeãs de juvenis do Vitória Clube de Santarém receberam taça

O último domingo, dia 26 de Maio, ficou marcado por mais um…

Parrizas-Diaz segue em frente em dia não para as favoritas no Santarém Ladies Open

Apenas a segunda favorita Nuri Parrizas-Diaz conseguiu manter em prova neste 7.º…

Rugby Clube de Santarém falha acesso ao escalão máximo do rugby português

O Rugby Clube de Santarém falhou o acesso à Liga de Honra…