A terceira fase da alteração da rede de emissores da TDT, essencial para o arranque do 5G, que envolve os distritos de Santarém, Lisboa, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Viseu e Setúbal, arranca hoje.

“A terceira fase da migração da rede de emissores da TDT [televisão digital terrestre] começa com a alteração do emissor de Cheleiros, em Sintra, e termina no dia 21 de Abril, com o emissor de Piódão”, referiu a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) em comunicado divulgado na quarta-feira.

“Até dia 10 de Março, o processo decorre em simultâneo com a alteração dos emissores da fase 2”, acrescentou, adiantando ainda que alguns emissores do distrito de Setúbal já foram alterados na fase 2.

A Anacom referiu que “nem todos os utilizadores de TDT serão abrangidos neste processo”, salientando que “as pessoas saberão que são abrangidas pela mudança se a sua televisão ficar sem imagem”.

No sexta-feira terá lugar a ressintonia dos emissores TDT de Vila Franca de Xira e, três dias depois, será a vez de Olivais e Montegordo (Vila Franca de Xira).

Em 10 de Março, cabe a Alverca, Janas e Lisboa (Xabregas), sendo que um dia depois será a vez de Arruda dos Vinhos, Monsanto e Restelo (Lisboa) e Malveira.

Coruche e as zonas de Benfica e Castelo (Lisboa) e Torres Novas – Trancão verão os seus emissores serem ressintonizados em 12 de março.

A migração da faixa da TDT em Cascais está prevista para 18 de março, a de Sintra para dia 20 de março e Peniche para dia 25 de março.

Fátima e Alcobaça devem ser alvo de ressintonia em 01 de abril, Coimbra tem início em 06 de abril e Arganil em 20 de abril.

Esta terceira fase estará terminada em 21 de abril, com a migração das frequências em Alvôco das Várzeas e Piódão.

A atribuição das licenças de quinta geração (5G) será feita por via de leilão, sendo que as mesmas serão atribuídas até meados deste ano.

Leia também...

Grupo de cidadãos em vigília apela à reintegração de padre afastado de Abrantes

Cerca de 200 cidadãos apelaram hoje em Abrantes à reintegração do padre…

Relógios atrasam uma hora na madrugada de domingo

Portugal, à semelhança de toda a União Europeia, atrasa os relógios na…

Chegada do Homem à lua inspira ano lectivo

O ano lectivo no município da Chamusca vai assinalar os 50 anos…

Presidente da CAP critica discurso “redutor” do Ambiente sobre uso da água na agricultura

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) criticou hoje o…