O regime excepcional e temporário de comparticipação dos testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional para diagnóstico do vírus SARS-CoV-2 vai ser renovado para o mês de Setembro, confirmou o Ministério da Saúde.

Numa resposta enviada à Lusa, o gabinete do ministério liderado por Marta Temido adiantou que “os testes rápidos de antigénio vão continuar a ser comparticipados em Setembro”, prorrogando, assim, a medida que arrancou em 01 de Julho e que vigorou inicialmente até dia 31. O regime foi renovado pela primeira vez para Agosto, cujo prazo limite estava previsto para esta terça-feira.

A comparticipação de TRAg de uso profissional entrou em vigor no dia 01 de Julho, sendo que o preço máximo da sua realização não pode exceder os dez euros, segundo a portaria publicada em 30 de Junho em Diário da República.

De acordo com informações avançadas recentemente pelo ministério da Saúde ao jornal ECO, o Estado comparticipou 143.954 TRAg realizados nas farmácias e nos laboratórios aderentes no primeiro mês do regime, o que se traduziu numa despesa de 1,4 milhões de euros, não estando ainda disponíveis os dados referentes a Agosto.

A comparticipação dos testes rápidos foi implementada pelo governo no âmbito do reforço da política de testagem e como medida de apoio no combate à pandemia de covid-19, em paralelo com o progresso efectuado no processo de vacinação.

Leia também...

Alunos romenos escolhem HDS para estágio de verão

Darius Gabriel Rigman, Robert Varga, Daniel Vacarciuc, Paul Adrian Pop e Nicolae Dochian Rus são romenos e alunos do 3.º ano de Medicina. Escolheram…

Maternidade regressa à Unidade Hospitalar de Abrantes

Os Serviços de Ginecologia, de Obstetrícia e a Unidade de Cuidados Neonatais do CHMT regressam à Unidade Hospitalar de Abrantes, a partir das 9h00…

Golegã avança no desconfinamento. Santarém e Alcanena em situação de alerta

O concelho da Golegã, que na semana passada ficou na 3ª fase do plano de desconfinamento, referente a 19 de Abril, vai prosseguir directamente…

Governo demite administração da Unidade Local de Saúde Lezíria

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) Lezíria foi demitido pelo Ministério da Saúde, informou ontem à noite a própria estrutura…